31.12.10

Feliz Ano Novo

O último dia do ano
não é o último dia do tempo.
Outros dias virão e novas coxas e ventres te comunicarão o calor da vida.
Beijarás bocas, rasgarás papéis, farás viagens e tantas celebrações
de aniversário, formatura, promoção, glória, doce morte com sinfonia e coral,
que o tempo ficará repleto e não ouvirás o clamor, os irreparáveis uivos do lobo, na solidão.

O último dia do tempo
não é o último dia de tudo.
Fica sempre uma franja de vida
onde se sentam dois homens.
Um homem e seu contrário,
uma mulher e seu pé,
um corpo e sua memória,
um olho e seu brilho,
uma voz e seu eco,
e quem sabe até se Deus...

Recebe com simplicidade este presente do acaso.
Mereceste viver mais um ano.
Desejarias viver sempre e esgotar a borra dos séculos.
Teu pai morreu, teu avô também.
Em ti mesmo muita coisa já expirou, outras espreitam a morte, mas estás vivo. Ainda uma vez estás vivo,
e de copo na mão esperas amanhecer.

O recurso de se embriagar.
O recurso da dança e do grito,
o recurso da bola colorida,
o recurso de Kant e da poesia,
todos eles... e nenhum resolve.

Surge a manhã de um novo ano.
As coisas estão limpas, ordenadas.
O corpo gasto renova-se em espuma.
Todos os sentidos alerta funcionam.
A boca está comendo vida.
A boca está entupida de vida.
A vida escorre da boca,
lambuza as mãos, a calçada.
A vida é gorda, oleosa, mortal, sub-reptícia.



Carlos Drummond de Andrade

30.12.10

Perto de cem estágios profissionais nas autarquias locais da região

Há 98 estágios profissionais à escolha para jovens licenciados em Câmaras, Juntas e empresas municipais da região, no âmbito do PEPAL (Programa de Estágios Profissionais na Administração Local). As engenharias dominam, mas também há vagas para turismo, finanças, comunicação social e artes plásticas.
O despacho 19009/2010, publicado dia 23 em “Diário da República”, fixa a distribuição do contingente pelas diversas entidades, em que se destacam as Câmaras do Fundão (17 vagas) e da Mêda (12), com menos lugares disponíveis seguem as autarquias de Manteigas (8), Seia e Pinhel (ambas com 7). Na área das empresas municipais, a EMPDS,  Empresa Municipal de Promoção e Desenvolvimento Social do Concelho de Belmonte pretende acolher dois  estagiários, um para guia intérprete e outro para Marketing Turístico. Já a Nova Meda – Empresa Gestora de Equipamentos Municipais aceita um recém-formado em Gestão Hoteleira.
Nas freguesias, os interessados podem concorrer à Junta de Cortes do Meio (Covilhã), que procura um engenheiro civil, enquanto a da Capinha (Fundão) tem lugar para um sociólogo. Na Guarda, a Junta de S. Miguel está interessada em receber um estagiário do Ensino Básico-1º Ciclo. Também a Comurbeiras, Comunidade Intermunicipal das Beiras, aderiu ao PEPAL e disponibiliza seis vagas.
O prazo de candidaturas tem início a 24 de Janeiro e termina a 4 de Fevereiro. O período de selecção dos interessados termina a 4 de Março, um mês depois, enquanto os estágios propriamente ditos devem iniciar-se até 30 dias após o termo da fase de selecção.


in Jornal O Interior

Subsídios à natalidade mantêm-se em 2011

Apesar dos poucos efeitos práticos e da crise, os subsídios à natalidade vão manter-se no próximo ano. A medida que pretende contribuir para aumentar os nascimentos está em vigor no município de Manteigas desde 2007, nas freguesias de Alfaiates e Sabugal, naquele concelho raiano, a partir de 2009, e na Vila do Carvalho (Covilhã) desde Janeiro deste ano.
No “coração” da Serra da Estrela, Esmeraldo Carvalhinho confirma que esta ajuda vai continuar, assim como os restantes apoios sociais implementados pelo município, porque «o momento é difícil para as pessoas mais carenciadas». O autarca de Manteigas acrescenta que, apesar do subsídio, «o número de nascimentos é cada vez menor» e que só quatro casais beneficiaram dele este ano.
 Desde 2007, estima que tenham sido apoiadas cerca de 26 famílias, as últimas das quais receberam mais dinheiro a partir de 2008. É que o primeiro filho passou “a valer” mil euros, o segundo 1.500 e a partir do terceiro são dados dois mil euros. «É um esforço que estamos a fazer para ajudar quem precisa, mas vamos compensar com cortes nas despesas correntes supérfluas», disse o edil manteiguense, cuja autarquia vai receber menos 580 mil euros do próximo Orçamento de Estado comparativamente a este ano.
De resto, os utentes do Cartão Municipal do Idoso vão beneficiar, consoante os seus rendimentos, de um subsídio para efectuar alguns exames complementares de diagnóstico. A medida entra em vigor em 2011.



in Jornal O Interior

29.12.10

Festa de Fim de Ano


-22:00-Baile com o organista André Silva
-23:00-Fogueira de Ano Novo
-00:00-Espectáculo de Fogo de Artifício

25.12.10

Bom Natal


Vai nascer esta noite à meia-noite em ponto
num sótão num porão numa cave inundada
Vai nascer esta noite à meia-noite em ponto
dentro de um foguetão reduzido a sucata
Vai nascer esta noite à meia-noite em ponto
numa casa de Hanói ontem bombardeada

Vai nascer esta noite à meia-noite em ponto
num presépio de lama e de sangue e de cisco
Vai nascer esta noite à meia-noite em ponto
para ter amanhã a suspeita que existe
Vai nascer esta noite à meia-noite em ponto
tem no ano dois mil a idade de Cristo

Vai nascer esta noite à meia-noite em ponto
vê-lo-emos depois de chicote no templo
Vai nascer esta noite à meia-noite em ponto
e anda já um terror no látego do vento
Vai nascer esta noite à meia-noite em ponto
para nos pedir contas do nosso tempo


David Mourão-Ferreira, Lira de bolso in 101 Noites de Natal

20.12.10

Festa de Natal em Sameiro

Haverá serviço de bar permanente no Centro Social de Sameiro ao lado da fogueira Tradicional. 

15.12.10

Festa Início de Férias no Skiparque


                                                          Sábado às 22:00

3.12.10

Entrega de prémios nacionais de esqui e snowboard no SkiParque

A Federação de Desportos de Inverno-Portugal tem a honra de apresentar os campeões nacionais de Esqui Alpino e Snowboard de 2009/2010 em cerimónia a decorrer no Ski Parque dia 04 de Dezembro de 2010
 ESQUI ALPINO
Infantes I Masculinos - Afonso Sobral Domingues
Infantes II Femininos - Catarina Carvalho
Infantes II Masculinos - Ricardo Brancal
Juniores Femininos - Patrícia Pombo 
Juniores Masculinos - João Marques
Séniores Femininos - Ana Rita Meireles
Séniores Masculinos - Tiago Paula
Veteranos Masculinos - Jorge Gonçalves 
 SNOWBOARD
Sub 16 - Mateus Morais
Open - João Allen
Boarder X -nbsp; Alexandre Carrasco
Parabéns aos novos Campeões nacionais 
                                     In FDI-Portugal

1.12.10

Plano Operacional para a Serra da Estrela activado



A Autoridade Nacional de Protecção Civil activou hoje o Plano Operacional Nacional para a Serra da Estrela (PONSE), revelou a entidade em comunicado. Trata-se de um Dispositivo Conjunto de Protecção e Socorro, constituído por diferentes corpos de bombeiros locais, pela Força Especial de Bombeiros e pela Guarda Nacional Republicana, entre outras forças. O plano vai manter-se até à Páscoa do próximo ano e abrange os distritos de Castelo Branco e Guarda, dando-se especial atenção aos municípios de Seia, Gouveia, Manteigas e Covilhã.

Jornal o Interior

25.11.10

Festa do Garruço no Skiparque

                                                                                 

24.11.10

Câmara de Manteigas prepara saída do Sistema Multimunicipal

O presidente da Câmara Municipal de Manteigas está contra o aumento de 10 por cento na tarifa da água e já disse que a decisão é não pagar qualquer acréscimo à empresa Águas do Zêzere e Côa (AZC), responsável pelo Sistema Multimunicipal de Abastecimento de Água e Saneamento do Alto Zêzere e Côa e Mondego Superior. “Em reunião da Assembleia Geral, no início deste ano, nenhuma câmara concordou com o aumento do preço da água. E já foi aumentada em Julho, ainda por cima com efeitos retroactivos desde Janeiro, o que é completamente impensável”, diz Esmeraldo Carvalhinho, que não entende a decisão, na sequência do despacho da ministra do Ambiente.
O autarca considera esta situação “completamente inadmissível”, criticando o facto de a AZC debitar retroactivos aos sócios da empresa, os municípios. Acrescenta, além disso, que estão previstos aumentos para Janeiro 2011 que “já atingem valores inicialmente previstos no plano de desenvolvimento da empresa para 2027”, o que considera “totalmente incomportável”.
Em Manteigas, a solução poderá passar pela saída do Sistema Multimunicipal. É nesse sentido que a autarquia está a trabalhar. “Nós não precisamos do sistema da Águas do Zêzere e Côa, porque temos água com qualidade e em quantidade, por gravidade”, afirma Esmeraldo Carvalhinho, acrescentando: “Nós temos recursos naturais, temos capacidade de gestão, por isso, deixem-nos gerir aquilo que é nosso”.
A Câmara está, assim, a preparar um processo para apresentar ao Ministério do Ambiente e Ordenamento do Território, a quem caberá a decisão.
“Quem deve é a Águas do Zêzere e Côa ao concelho de Manteigas”
O autarca adianta que a Águas do Zêzere e Côa é devedora à Câmara de Manteigas. Isto, porque “há água que é proveniente de uma concessão da Câmara, que o Estado concedeu ao Município e que não podia conceder à AZC, e é essa água que está a ser fornecida desde que o Sistema Multimunicipal começou a operar no concelho de Manteigas”. Água que nunca foi paga, lamenta Carvalhinho, que faz questão de reclamar aquilo que considera ser um direito do Concelho a que preside.

Jornal Nova Guarda

18.11.10

Encontro Vertical 2010


O Encontro Vertical 2010 vai realizar-se no fim-de-semana de 11 e 12 de Dezembro.
A Assembleia Geral do clube será na Junta de Freguesia do Sameiro, os atestados médicos nas Casas do Sameiro e o jantar no Skiparque!
Aceda aqui ao programa.


11.11.10

Dia de São Martinho

À semelhança dos anos anteriores, o Município de Manteigas organizou no passado dia 11 de Novembro, um magusto para Comemorar o Dia de São Martinho, no mercado mensal.Este magusto intergeracional reuniu as crianças do 1.º Ciclo de Manteigas e Sameiro e idosos, utentes do Cartão Municipal do Idoso, num ambiente de convívio e divertimento.A actividade teve início com a realização de jogos, tais como a Barra do Lenço, a Cabra-cega, o Lançamento do Arco, o Macaquinho do Chinês, entre outros, o que fez a delícia, sobretudo, dos mais novos.No final, foram degustadas as castanhas assadas na caruma que facilitou pregar partida uns aos outros, enfarruscando as carinhas larocas e sorridentes.Contou-se, evidentemente, com a jeropiga, para os mais crescidos que provaram que «Em Dia de São Martinho, vai à adega e prova o vinho».
in Município de Manteigas-Câmara Municipal

10.11.10

Aves libertadas em Cidadelhe, Guarda, Gouveia e Manteigas

Entre 3 e 23 deste mês, o Centro de Ecologia, Recuperação e Vigilância de Animais Selvagens (CERVAS) vai devolver 14 aves à natureza, o que irá acontecer em 11 concelhos dos distritos de Aveiro, Coimbra, Guarda e Viseu.
Durante este período, serão libertados sete mochos-galegos (Athene noctua), três açores (Accipiter gentilis), dois pintarroxos (Carduelis cannabina), um grifo (Gyps fulvus) e um melro-preto (Turdus merula) nos concelhos de Arganil, Coimbra, Gouveia, Guarda, Manteigas, Mealhada, Miranda do Corvo, Mortágua, Ovar, Pinhel e Tondela.
Uma das acções será realizada na freguesia de Cidadelhe, no concelho de Pinhel, onde será libertado um grifo na manhã da próxima segunda-feira, dia 8, em parceria com a Associação Transumância e Natureza. O ponto de encontro é na Casa da Cultura de Figueira Castelo Rodrigo, às 10.30 horas, seguindo depois para o local onde o grifo será devolvido à natureza: nas arribas do Rio Côa - Estrada Municipal 607 (entre Cidadelhe e Figueira).
À tarde, dois mochos-galegos serão libertados no Outeiro de São Miguel, na Guarda, e no Chafariz do Rossio, na freguesia de Vila Cortês da Serra (Gouveia).
Passeio assinala Dia da Floresta Autóctone
Para o dia 23 de Novembro está prevista a realização de um passeio de comemoração do Dia da Floresta Autóctone - Percurso da Reboleira, em Manteigas, a partir das 14 horas, durante o qual um açor será devolvido à natureza. Uma actividade desenvolvida em parceria com a Câmara Municipal de Manteigas.

Jornal Nova Guarda

3.11.10

SERRA DA ESTRELA: NEVE CAIU PELA PRIMEIRA VEZ ESTE OUTONO

A neve caiu pela primeira vez este Outono na Serra da Estrela durante a última noite, disse hoje à Lusa fonte do Centro de Limpeza de Neve. "As estradas estão todas transitáveis" e não há quaisquer transtornos a registar, adianta a mesma fonte.Dois limpa-neves têm circulado na zona da Torre desde as 21h00 de terça-feira, altura em que começou a nevar. "Foi só um borrifo para nós treinarmos", comenta a mesma fonte. "É muito pouca neve e não se deve manter nos próximos dias, até porque há previsão de subida de temperatura e chuva".
Às 8h30 de hoje, quarta-feira, já não nevava, mas na Torre a temperatura era de meio grau negativo, enquanto nos Piornos era de dois graus positivos.
Segundo um dos elementos do Centro de Limpeza de Neve, é normal a primeira neve cair na Serra da Estrela em meados de Outubro. "Nesta altura do ano neva sempre um pouco".


28.10.10

SkiParque cria novos empregos no concelho de Manteigas

O SkiParque, na Relva da Reboleira, em Sameiro (Manteigas), tem promessas de nova imagem. Por estes dias, pretende vestir-se de novos tons: mais branco, mais verde e menos cinzento. O estado de degradação do equipamento levou a autarquia local a rescindir contrato com a empresa que explorava o espaço (Turistrela) e a abrir novo concurso público. A vencedora, a Sabores Altaneiros, inaugurou no sábado esta nova fase do parque, com oito novos postos de trabalho directos já preenchidos. A festa de relançamento realizou-se durante a tarde e pretendeu dar a conhecer um “novo” SkiParque. 

Música ao vivo, provas de esqui na pista sintética da unidade e um magusto compunham a festa. Tratou-se de uma reabertura simbólica, tendo em conta que o espaço nunca chegou a fechar. Em declarações a O INTERIOR, o presidente da Câmara de Manteigas, Esmeraldo Carvalhinho, explicou que a anterior concessão não estava a «responder às expectativas», por isso, a partir de Dezembro do ano passado, a Sabores Altaneiros passou a gerir o equipamento temporariamente. O autarca sublinha «o fortalecimento económico do concelho» proporcionado por esta nova concessão: «É gerido actualmente por uma empresa de gente jovem de Manteigas que, para além dos interesses económicos, tem amor à terra», declara Esmeraldo Carvalhinho. Por sua vez, Cláudia Carvalho, uma das responsáveis pela requalificação e reabertura do SkiParque, adianta que esperam «contratar mais pessoas» no futuro.


Um parque de campismo, uma praia fluvial no Zêzere, pistas sintéticas de esqui, um “half pipe” (estrutura em forma de U para skates), casas de xisto (para pernoitar), uma escola de esqui e um parque aventura são as vertentes que compõem o complexo da Reboleira. Quase todos os espaços já existiam na altura da sua inauguração, em 2002, à excepção da praia fluvial, que abriu ao público no Verão passado. De acordo com Cláudia Carvalho, a maioria dos espaços sofreram alterações e remodelações. É o caso das casas de xisto, que ainda não estão a funcionar. «Contamos que já possam estar abertas, pelo menos, duas casas em Dezembro», refere a responsável. A escola de esqui, que já existia anteriormente, vai continuar em actividade. É, aliás, um dos equipamentos essenciais, uma vez que esta nova concessão pretende apostar num público-alvo específico: «Sobretudo escolas e empresas que pretendam vir em grupos», acrescenta Cláudia Carvalho.


Nesse sentido, os alunos das escolas primárias e 1º ciclo do concelho vão ser privilegiados, já que terão aulas gratuitas duas vezes por semana. Cláudia Carvalho explica que o desporto que irão praticar cinge-se ao esqui, uma vez que «o snowboard requer mais tempo e estrutura». Com este novo cenário, Esmeraldo Carvalhinho espera que o espaço se torne «num local de atractividade» no concelho serrano. De resto, o edil assume que tem grandes expectativas e reitera que o que se pretende agora é o «cumprimento dos objectivos subjacentes à criação do SkiParque, que são a dinamização e promoção do concelho de Manteigas». Do lado da nova concessionária, as expectativas também são elevadas: «Queremos mostrar às pessoas de Manteigas que o SkiParque é uma estrutura única no país e que precisa de ser potenciada», afirma Cláudia Carvalho.

Jornal O Interior

20.10.10

Skiparque reabre no dia 30

O Grupo Sabores Altaneiros tem vindo a desenvolver, desde há alguns meses, na Serra da Estrela, um projecto integrado de que já há no mercado alguns resultados visíveis. De facto estão já à venda bolos tradicionais da Serra da Estrela com a marca Sabores Altaneiros em alguns hipermercados Continente de Lisboa e Porto, proximamente também estarão à venda no Corte Inglés e outros locais de venda se seguirão.
Também está em curso a criação de um rebanho comunitário e em projecto uma queijaria que deverá arrancar no próximo ano. Mas o projecto que já deu passos mais seguros é a revitalização do Skiparque, espaço fantástico, único no país no seu género, atravessado pelo Rio Zêzere e situado a cerca de 7 km de Manteigas. Este espaço inaugurado em 2002, entrou num processo de alguma degradação o que conduziu a que a Câmara Municipal de Manteigas tenha rescindido o contrato com a anterior empresa gestora e aberto novo concurso público que foi ganho pela empresa Sabores Altaneiros – Aventura e Lazer, Lda que assim irá gerir o espaço nos próximos 20 anos.
O Skiparque é composto por:
• Uma pista de ski sintética de aprendizagem com uma inclinação média de 15%.
• Um Half-Pipe com uma inclinação média de 35%.
• Uma pista de descida de 400m de comprimento com uma inclinação média de 25% com um sistema de iluminação que permite a prática de ski nocturno.
• Um Teleski de 300m de longitude com uma saída intermédia.
• Uma praia fluvial.
• Um parque de campismo.
• Casas de Xisto onde pode pernoitar.
• Loja onde pode comprar de produtos da região, produtos de merchandising ou vestuário necessário á prática do Ski/Snowboard
• Bares de apoio.
Porque o espaço merece, e tem sido menos bem potenciado nos últimos tempos, dia 30 de Outubro vai ser levada a cabo uma festa de relançamento cujo tema é : Open Day com Magusto
O programa é:
10H00: Abertura do espaço e início da recepção dos participantes
10H30: Início de actividades: iniciação ao ski, escalada, BTT e caminhada
11H30: Continuação das anteriores actividades e início de: Iniciação ao snowboard, tiro com arco, slide, etc.
13H00: Interrupção para almoço
14H30: Reinício de todas as actividades
16H30: Cerimónia oficial com a presença de diversas autoridades regionais
17H00: Magusto
17H30: Música ao vivo
18H00: Descida nocturna dos alunos da escola de ski e continuação de música ao vivo.

Para quem queira experimentar as actividades o custo é apenas de 17,5 € para adultos e 10€ para crianças e jovens até aos 16 anos; mas se apenas quiser participar no magusto (terá boa castanha e excelente jeropiga) o custo é apenas de 5€. 

7.10.10

Etapa PTopenXRC no Skiparque


O complexo do Ski Parque, situado na Relva da Reboleira em Sameiro - Manteigas, foi palco nos dias 02 e 03 de Outubro da última etapa do Portugal Open XCR, um campeonato em BTT de provas de ultra-resistência.
Do programa constaram corridas de 6, 12 e 24 horas, de forma a abranger o maior número de participantes, sendo que apenas corredores individuais puderam disputar a classe de seis horas, enquanto a de doze horas esteve aberta a betetistas a solo ou em duplas.Um campeonato constituído por quatro etapas em circuito fechado, com distâncias nunca superiores a 13 quilómetros, onde o objectivo da prova é realizar o maior número de voltas no período temporal escolhido.O percurso nas imediações do Ski Parque, com cerca de 6 quilómetros, contemplou uma incómoda travessia do Rio Zêzere, seguida de uma longa subida e um single track que os betetistas elogiaram, quer ao nível da exigência física, quer em termos paisagísticos.A etapa foi ganha por Josué Duarte, seguido de Humberto Luís e a fechar o pódioFrancisco Meireles. Um trio de respeito e que muito teve de trabalhar para manter os lugares.Uma iniciativa conjunta do Município de Manteigas - Câmara Municipal e a Empresa Horizontes, Lda., que contou com cerca de meia centena de participantes nacionais e estrangeiros.

2.10.10

Divulgação:6º Encontro dos Conterrâneos e Amigos de Manteigas


Realiza-se no dia 6 de Novembro de 2010, pelas 13 horas, no restaurante “Casa das Beiras”, Av. Almirante Reis, nº 256, 1º Esq., Lisboa, o 6º convívio e segundo Encontro deste ano, dos conterrâneos e amigos de Manteigas, reunindo assim mais uma vez os Manteiguenses residentes na região de Lisboa.
Contamos para isso, e mais uma vez, com a divulgação no
Notícias de Manteigas, e nos Blogue(s)” Manteiguenses e de todos os que têm estado presentes.
As marcações podem ser feitas do modo habitual até ao dia 25 de Outubro para:
Agostinho Amaral
Telm. 96 374 7887 * E-mail: craveiro.amaral@gmail.com
Agostinho Craveiro Amaral

16.9.10

Festa da Santa Eufêmia




Santa Eufêmia nasceu na Calcedónia, uma cidade perto de Constantinopla, numa família nobre e respeitável.Foi criada nos ideais cristãos, que faziam dela um exemplo de virtude e beleza junto dos habitantes. Frequentou a escola e por isso nas suas imagens aparece com um manto de estudante (da época). Durante o reinado do Imperador Diocleciano, que proibia baptizados, ela foi acusada e tendo recusado casar com um herói da cidade, foi presa com outros cristãos.
Torturada de maneira cruel, onde era usada uma roda de moinho, sempre se manteve fiel à sua fé e manteve intacta a sua decisão de nunca trair Deus. Entregaram-na aos leões, que acabaram por mata-la, mas não danificaram o seu corpo nem a comeram, deitando-se a seu lado como que a protegê-la de mais sofrimentos. Era o dia 16 de Setembro do ano 304 AD, tinha ela somente 15 anos de idade.
Os cristãos ficaram com o seu corpo, sendo este sepultado na Calcedónia, onde construíram uma igreja. Em 620, quando a cidade foi invadida e conquistada pelos Persas, mudaram o seu corpo, com medo deste ser destruído, para Constantinopla, e depositado numa Igreja mandada construir pelo Imperador Constantino, em sua honra. Com a entrada no poder do Imperador Nicefor, que era contra símbolos religiosos, os cristãos ficaram com medo que ele remove-se o corpo de Sta. Eufémia.
A lenda diz que numa noite de violenta tempestade o sarcófago de mármore desapareceu da cidade. Possivelmente, pescadores cristãos carregaram-no nos seus barcos, com a esperança de a transportar para um lugar seguro. Em Julho, 13 do ano 800, as pessoas de Rovinj, viram dar à costa, ondulando gentilmente nas águas, um sarcófago. Os sinos repicaram, as pessoas que se juntaram na praia tentaram retirá-lo da água, mas em vão, todos os esforços eram inúteis, até que apareceu uma criança com dois fracos bezerros e que para espanto de todos conseguiu remover o pesado sarcófago da água e o levou até à igreja local.
Quando abriram o sarcófago, viram o corpo de uma rapariga muito bonita e que vestia um luxuoso vestido e junto dela, um pergaminho que dizia HOC EST CORPUS EUFEMIAE SANCTAE... (...este é o corpo de Santa Eufémia, virgem mártir da Calcedónia, filha de um nobre senador, nascida para o céu em Setembro 16, ano 304 AD...).
O seu corpo continua preservado numa igreja na cidade de Rovinj, na actual Croácia, onde pode ser visitado.