30.12.10

Subsídios à natalidade mantêm-se em 2011

Apesar dos poucos efeitos práticos e da crise, os subsídios à natalidade vão manter-se no próximo ano. A medida que pretende contribuir para aumentar os nascimentos está em vigor no município de Manteigas desde 2007, nas freguesias de Alfaiates e Sabugal, naquele concelho raiano, a partir de 2009, e na Vila do Carvalho (Covilhã) desde Janeiro deste ano.
No “coração” da Serra da Estrela, Esmeraldo Carvalhinho confirma que esta ajuda vai continuar, assim como os restantes apoios sociais implementados pelo município, porque «o momento é difícil para as pessoas mais carenciadas». O autarca de Manteigas acrescenta que, apesar do subsídio, «o número de nascimentos é cada vez menor» e que só quatro casais beneficiaram dele este ano.
 Desde 2007, estima que tenham sido apoiadas cerca de 26 famílias, as últimas das quais receberam mais dinheiro a partir de 2008. É que o primeiro filho passou “a valer” mil euros, o segundo 1.500 e a partir do terceiro são dados dois mil euros. «É um esforço que estamos a fazer para ajudar quem precisa, mas vamos compensar com cortes nas despesas correntes supérfluas», disse o edil manteiguense, cuja autarquia vai receber menos 580 mil euros do próximo Orçamento de Estado comparativamente a este ano.
De resto, os utentes do Cartão Municipal do Idoso vão beneficiar, consoante os seus rendimentos, de um subsídio para efectuar alguns exames complementares de diagnóstico. A medida entra em vigor em 2011.



in Jornal O Interior

Sem comentários: