28.2.12

Manteigas mantem apoios para fixar casais com filhos

A Câmara Municipal de Manteigas, na Serra da Estrela tem em vigor, desde 2007, apoios para promover o aumento da população no concelho mais pequeno do distrito da Guarda, com cerca de quatro mil habitantes, tendo apoiado 56 nascimentos até hoje.
O presidente da autarquia, Esmeraldo Carvalhinho (PS), afirmou à Lusa que «o incentivo à natalidade serve apenas como complemento a todo um conjunto de condições sociais inerentes à vivência local».
Os actuais incentivos atribuídos pela Câmara de Manteigas, que, segundo o autarca, são para «continuar a disponibilizar», consistem na atribuição de mil euros pelo nascimento do primeiro filho, 1.500 euros pelo segundo e dois mil euros a partir do terceiro. «Estes apoios já não são motivadores da fixação das pessoas, porque a situação no interior do país está cada vez mais difícil e, nestes territórios de baixa densidade, o potencial económico é cada vez mais baixo, até pela eliminação e afastamento dos serviços públicos», lamentou.
A par do incentivo aos nascimentos, o município também tem em vigor um regulamento de apoio à fixação de empresas e à criação de novos postos de trabalho, disse.


in Porta da Estrela

Sem comentários: