16.2.12

Expo Estrela divulga potencialidades de Manteigas

A Câmara Municipal de Manteigas vai organizar entre 18 e 21 de Fevereiro, no recinto da Praça Municipal, mais uma edição da Expo Estrela – XVIII Mostra de Actividades e Feira de Artesanato. Trata-se de um certame que tem por finalidade divulgar e dinamizar o tecido sócio-económico e cultural do Município na época de Carnaval, quando a região da Serra da Estrela é visitada por milhares de turistas.
O presidente da Câmara Municipal de Manteigas, Esmeraldo Carvalhinho, que apresentou o evento numa conferência de imprensa realizada na sexta-feira, dia 3 de Fevereiro, referiu que com esta iniciativa anual a autarquia pretende dar a conhecer o potencial económico, social e cultural concelhio e “consolidar” o seu tecido económico.
Lembrou que, nos últimos dois anos, o concelho, tem desenvolvido actividades “para atrair cada vez mais gente ao concelho”, com destaque para o desporto de aventura e de natureza.
Disse que o Município tem sido muito procurado pelos visitantes e destacou o último Fim de Ano em que “todo o alojamento oficial e não oficial esteve completamente cheio durante mais de uma semana”. “Isto é sinal de que estamos a fazer a promoção territorial adequada, estamos a atrair visitantes para o nosso concelho e a tirar proveito das nossas potencialidades”, observou.
Esmeraldo Carvalhinho também indicou que a Câmara irá divulgar a edição deste ano da Expo Estrela em Salamanca (Espanha) e está em negociações com a RTP para que, no dia 18 de Fevereiro, durante a tarde, seja transmitido, de Manteigas, o programa da RTP “A Festa é Nossa”.
No entanto, apontou que a edição deste ano da Expo Estrela, com um orçamento de 75.500 euros (redução de 7 a 8% relativamente ao ano anterior), vai servir de “barómetro” para verificar as implicações de duas medidas implementadas pelo actual Governo: as portagens nas antigas SCUT´s e o aumento do IVA na restauração. “São duas medidas que o Governo impôs de uma forma absurda, porque no momento em que se potencia a economia, aplica estes impostos e estas restrições”.
O autarca também aproveitou a oportunidade para dar conta da necessidade de serem feitas obras de beneficiação na Estrada Nacional 338, entre Manteigas e Piornos. “A nossa vontade era que as obras estivessem iniciadas, mas não vislumbramos sequer um projecto de requalificação”. As obras têm “décadas de atraso”, referiu, lembrando que em 2009, o então Secretário de Estado das Obras Públicas anunciou o pré-projecto. “Depois, foi-me prometido que a obra seria iniciada até Dezembro de 2011”, acrescentou, sublinhando que, neste momento, “nem o projecto está concluído”. “Já pedi reuniões à tutela e nem resposta tenho para a resolução deste problema”, lamentou.
Fonte:Jornal A Guarda

Sem comentários: