5.11.09

A Lenda do Povo Cimeiro


Se o vácuo documental sobre o aparecimento e origens dos povoados do concelho de Manteigas é uma realidade, as lendas e toda a matéria mítica sobre o mesmo também o são.
Augusto Barjona de Freitas, em "A Região de Manteigas (Solo, clima, população e agricultura), conta-nos sobre o aparecimento de Manteigas que "O povo mais antigo das proximidades desta região era o povo Cimeiro, hoje freguesia de Sameiro, do Concelho de Manteigas. Numa ocasião em que estava à porta de casa uma mulher daquele, tendo consigo uma filhinha, passou um touro que lhe arrebatou a criança e fugiu. A mulher perseguiu o animal e só onde está edificada a vila é que pôde reaver a criança,...Em perseguição do touro vieram também outras pessoas, e reconhecendo que o sítio era azado para viver, construíram algumas cabanas onde habitaram..." Fica por aqui a referência a Sameiro que nos deixa a considerar a passagem etimológica popular de Cimeiro para Sameiro. Barjona de Freitas justifica-o "pela circunstância do agregado ser o último e de maior altitude antes de Manteigas, no vale do Zêzere, de jusante para montante."
Pelas gentes de Sameiro divulgou-se desde sempre a Lenda do Povo Cimeiro. Diz esta que na época dos romanos, estes, ao chegarem à montante de Sameiro, em direcção a Manteigas, e ao chegarem a um local de difícil acesso, denominado Senhor da Fraga, não conseguiram passar e, então, pensaram que Sameiro seria a última localidade nesta direcção e, por isso, lhe chamaram Povo Cimeiro.

Sem comentários: