2.11.09

Breve História

Sameiro é uma das quatro freguesias do concelho de Manteigas, situada na margem esquerda do rio Zêzere.
O povoamento do Sameiro data de tempos anteriores à formação da nacionalidade, o que se pode verificar pelo próprio topónimo. Sameiro é um nome próprio utilizado ainda antes do século XII, mas como Zamarius. Presumivelmente terá sido um tal de Zamarius, oriundo da actual Galiza, o primeiro povoador desta freguesia. Isto terá acontecido depois de, em 1055, o rei de Leão, Fernando I, o Magno, ter libertado a zona de Seia e de Gouveia da submissão muçulmana.
No século XII, D. Mumio Rodrigues, possuidor da aldeia e de algumas terras em Tavares, doou-a à Ordem do Hospital. Sameiro foi provavelmente couto desta Ordem, território por isso privilegiado e anexo á Comenda de Malta da Covilhã. A actual freguesia do concelho de Manteigas foi, ao mesmo tempo, um dos bens mais importantes da Ordem do Hospital e um daqueles que, por mais tempo, se manteve na sua posse.
Até ao ano de 1835 Sameiro fez parte integrante do concelho da Covilhã. No período em que era freguesia de S.João Baptista do Hospital de Jerusalém de Malta da Comenda daquela vila da Covilhã, em alguns documentos, a freguesia surge como anexa a Verdelhos.
Em 1835 e devido à reorganização administrativa de D.Maria, Sameiro passa a integrar o concelho de Manteigas.
No século XIX, Sameiro viveu a realidade da emigração, especialmente para o Brasil, o que no século XX se fez novamente sentir, mas o destino desta vez Europa, nomeadamente a França.
As personagens históricas da região que mais se evidenciaram foram o Morgado de Sameiro, o Tenente Coronel José Biscaia Rabaça e o Padre Zacarias Lucas Coelho.

6 comentários:

ⓡⓞⓣⓘⓥ disse...

Bé, gostei muito da ideia e de ler a "Estoria"
Ja estamos a divulgar este cantinho na nossa cbox e na Rubrica Mais Blogues ;)
Um sorriso :)

Anónimo disse...

Boa tarde e sucessos para este blog.
Espero que seja mais imparcial e democrático que o blog «sameiro».
Se me permite, faço uma correcção que é a seguinte: na 1ª frase diz que sameiro é uma das 3 freguesias do concelho de Manteigas, está errado (onde se lê 3 deve estar 4) pois temos Sameiro, Vale de Amoreira, São Pedro e Santa Maria.
Beijinhos.

Luís Cruz

Miguel disse...

Por vezes - a maior parte das vezes - não fazemos ideia da quantidade e da importância dos factos históricos que acompanham o crescimento de localidades pouco conhecidas, como Sameiro. Este pequeno mas esclarecedor texto comprovou isso mesmo, a minha ignorância sobre uma zona deste país (Manteigas) de que oiço falar desde a minha infância. É bom começar o dia a aprender. Obrigado e um abraço.

lumadian disse...

Ora cá estou eu. Já coloquei na minha lista de blogues.
beijokas

Anónimo disse...

o concelho de manteigas tem 4 freguesias

Elisabete Massano de Almeida disse...

Anónimos: Perdão e obrigado pelo aviso...lapso de distração...são mesmo 4 as freguesias...segue a correção no texto.