9.11.09

Coincidências da nossa História, ou talvez não

No seguimento da Breve História de Sameiro aqui contada pela Bé, tenho tentado, de algum tempo a esta parte, seguir a pista desse tal Zamarius cujo nome próprio terá dado origem ao nome da nossa terra, tendo derivado de Zamarius para Samarius e mais tarde para Sameiro. As pistas históricas efectivamente documentadas não são muitas, no entanto encontrei alguns factos, que muito embora possam ser simplesmente coincidências, não deixam de ser coincidências curiosas, e que gostava de partilhar convosco.
A pista mais próxima que encontrei do nosso Zamarius, foi de um senhor que está sepultado no Mosteiro de Celanova. Celanova é um Municipio de Espanha, na Província de Ourense, comunidade autónoma da Galiza. (existiam algumas alcunhas em Sameiro de a "galega" e o "galego").
Este senhor sepultado no Mosterio de Celanova não tem qualquer data na sua campa pelo que não o podemos situar ou confrontar com a história de Sameiro.
Facto curioso, é que em Celanova existem 18 paróquias uma das quais de nome Milmanda, cuja padroeira...pasme-se, é nem mais nem menos que a nossa Santa Eufémia, cuja festa se realiza em 16 de Setembro.
Dados curiosos que nos podem relacionar de alguma forma com aquela localidade galega, com alguém que pode ter andado pelas nossas terras, trazido a sua santa de culto e ter voltado para morrer em paz na sua terra natal…

Sem comentários: