Os incêndios de agosto «provocaram prejuízos na ordem dos 85 milhões de euros que afetaram 57 mil hectares, entre a serra da Estrela e outros concelhos da região», afirmou a Ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, aquando da reunião com os autarcas dos concelhos abrangidos pelo Parque Natural da Serra da Estrela, em Manteigas, na tarde de sábado.
O pacote dos 200 Milhões de Euros aprovados pelo Governo na última quinta-feira pretendem cobrir os prejuízos dos concelhos afetados pelos fogos neste verão.
A lista de prejuízos apresentados pela Ministra, na tarde de sábado, inclui danos públicos e privados. «Destaco a perda de 14 habitações permanentes com danos totais, com prejuízo estimado de 1, 5 milhões de euros e 36 empresas com um valor de cinco milhões de euros», lembrou Ana Abrunhosa.
Na reunião, em Manteigas, Ana Abrunhosa relembrou que o plano de revitalização do Parque Natural da Serra da Estrela não está incluído nos 200 Milhões.
«O programa de revitalização do Parque Natural da Serra da Estrela tem como objetivo a implementação de medidas e projetos num curto e médio espaço de tempo para promover a reabilitação do património natural e da biodiversidade, assim como promover a economia e o turismo», explicou a Ministra da Coesão Territorial.
Fique ainda com a nota de que os 200 Milhões de euros têm de ser gastos até Junho do próximo ano nos prejuízos causados pelos incêndios deste ano e entre 40 a 60% do valor total do pacote (200 Milhões) poderão destinar-se ao Parque Natural da Serra da Estrela e concelhos abrangidos.
in https://ointerior.pt
Sem comentários:
Enviar um comentário