"Está situada em hum valle do Rio Zezere dois tiros de bala de espingarda, e nove, e meyo da Serra da Estrella..." In Memórias Paroquiais de 1758
26.12.19
8.12.19
Manteigas lidera rating da qualidade de vida
O município de Manteigas lidera, juntamente com Castelo de Vide, o rating dos municípios com maior qualidade de vida em Portugal, segundo dados da Marktest.
O grupo especializado em estudos de mercado revela que, numa escala de 1 a 20, a vila serrana alcançou a pontuação total de 15,5 pontos – o mesmo valor conseguido por Castelo de Vide. A qualidade de vida é um rating composto por 15 indicadores, sendo cada um «classificado com uma notação de 1 a 20 tendo em conta a posição do concelho no conjunto dos 308 concelhos do país», segundo a Marktest. Nas restantes posições da tabela estão o Corvo (Açores), Marvão, no terceiro e quarto lugares, respetivamente, seguidos de Alter do Chão e Porto Moniz (na Madeira), na quinta e sexta posição. Os ratings concelhios são métricas criadas pela Marktest em 2014 que «pretendem dar ferramentas às entidades locais ou às empresas com dispersão regional, ao permitir observar de forma rápida e intuitiva os principais pontos fortes e fracos de cada concelho», segundo o site da empresa.
in https://www.ointerior.pt
25.11.19
18.11.19
14.11.19
Manteigas aposta na ligação por teleférico às Penhas Douradas
A ligação de Manteigas à zona das Prenhas Douradas por teleférico é uma aspiração da autarquia que, no orçamento para 2020 prevê “um estudo de viabilidade técnica e económica” de maneira a contactar “fundos de capital para quem possa vir a investir nessa área”.
Esmeraldo Carvalhinho diz mesmo que “se não houver privados que o façam, tem de ser a Câmara a fazê-lo”. O Presidente da Câmara está convicto da necessidade de avançar com o projecto que “fará a ligação do ponto mais baixo de Manteigas, da parte urbana até à Fraga da Cruz, pois o acesso às Penhas Douradas é imprescindível”.
O autarca justifica a opção “pela aventura, pela inovação de transporte na Serra da Estrela, pela redução de carbono que é crucial para a Serra e para o País e para a ligação aos percursos pedonais que atravessam o concelho”.
A zona das Penhas Douradas está a ser objecto de um plano de pormenor com o objectivo de definir o que pode ser construído e onde pode ser construído “para potenciar o que já foi uma aldeia de montanha, um sanatório disperso com habitações dispersas”. Esmeraldo Carvalhinho adiantou ao Jornal A GUARDA que “é uma aldeia de montanha que queremos recuperar”. O autarca explicou que “está o levantamento feito, o diagnóstico feito e há propostas para a instalação de equipamentos, para a definição concreta de arruamentos e de reconstrução das casas que lá existem”.
A estrada de ligação Manteigas - Piornos é outro dos assuntos que Esmeraldo Carvalhinho tem denunciado e que gostava de ver devidamente resolvido. Sobre as obras realizadas, o autarca considera que “gastaram dinheiro e não fizeram nada” pois a estrada ainda ficou mais estreita. Neste ponto o autarca adianta que “a opção passa pelos tuneis na Serra da Estrela que não deixamos de defender”.
14.10.19
7.10.19
13.9.19
Manteigas é o município da região que mais recicla
Manteigas é o município da região que mais recicla, segundo a Resiestrela. De acordo com o ranking per capita do primeiro semestre de 2019 – relativo ao serviço de recolha de materiais recicláveis nos 14 municípios abrangidos pelo sistema multimunicipal – o concelho serrano atingiu 25,57 quilos reciclados por habitante, neste período. Este volume de resíduos refere-se a 13,03 kg de vidro, 8,06 kg de papel/cartão e 4,49 kg de plástico. Tendo em conta os valores positivos, o município de Manteigas afirma ser «o único concelho da região que irá atingir os objetivos inscritos no Plano Estratégico para os Resíduos Urbanos (PERSU) 2020 antes do prazo, ou seja, 40 kg/habitante/ano, de acordo com a estimativa para o ano de 2019», de acordo com nota enviada pela autarquia. Os bons resultados, divulgados pela Resiestrela devem-se, segundo a Câmara Municipal, à realização de ações de educação ambiental, «à disponibilização de uma eficaz rede de distribuição de eco-pontos pelo concelho» e ainda «a uma consciencialização crescente dos manteiguenses de que a relação do espaço urbano com o espaço natural é fundamental para a sustentabilidade social, económica e ambiental da sua terra», segundo a mesma nota.
in https://www.ointerior.pt
12.9.19
Manteigas recebe hoje Bandeira da Rede de Cidade de Excelência
O município de Manteigas vai receber, hoje, pelas 15 horas, a Bandeira da Rede de Cidade de Excelência, nível III, que é atribuída pelo Instituto de Cidades e Vilas com Mobilidade.
A bandeira será entregue durante uma cerimónia a realizar no Salão Nobre dos Paços do Concelho de Manteigas, como «reconhecimento público do meritório trabalho» que a autarquia tem vindo a desenvolver no âmbito dos trabalhos de qualificação da vila.
Segundo o Instituto de Cidades e Vilas com Mobilidade, a entrega do galardão por parte da Rede de Cidades e Vilas de Excelência «reconhece o manancial de planos, projectos, acções ou iniciativas, em contexto turístico, que tiveram ou terão lugar no espaço público de Manteigas, almejando assim tornar este núcleo urbano cada vez mais num espaço que promove um turismo dinâmico e com aproveitamento sustentável dos seus recursos naturais, históricos e culturais».
A bandeira será entregue durante uma cerimónia a realizar no Salão Nobre dos Paços do Concelho de Manteigas, como «reconhecimento público do meritório trabalho» que a autarquia tem vindo a desenvolver no âmbito dos trabalhos de qualificação da vila.
Segundo o Instituto de Cidades e Vilas com Mobilidade, a entrega do galardão por parte da Rede de Cidades e Vilas de Excelência «reconhece o manancial de planos, projectos, acções ou iniciativas, em contexto turístico, que tiveram ou terão lugar no espaço público de Manteigas, almejando assim tornar este núcleo urbano cada vez mais num espaço que promove um turismo dinâmico e com aproveitamento sustentável dos seus recursos naturais, históricos e culturais».
in terrasdabeira.gmpress.p
10.9.19
3.9.19
UNESCO atribuiu à Serra da Estrela estatuto de Geopark Mundial
A candidatura da Serra da Estrela a Geopark Mundial foi aprovada pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) na 4.ª Sessão do Conselho de Geoparks Mundiais, realizada na Indonésia, foi anunciado esta terça-feira. “A região da Serra da Estrela viu ontem [segunda-feira] aprovada pelo Conselho de Geoparks Mundiais da UNESCO a sua candidatura a Geopark Mundial e fica agora apenas a aguardar o parecer do Conselho Executivo da agência das Nações Unidas”, refere a Associação Geopark Estrela em comunicado esta terça-feira enviado à agência Lusa. Segundo Joaquim Brigas, presidente da Associação Geopark Estrela e do Instituto Politécnico da Guarda (IPG), a aprovação da candidatura por parte da UNESCO “é o reconhecimento do potencial geológico do território e do seu património natural e cultural e, nessa medida, um primeiro passo para o desenvolvimento sustentável de toda a região da Estrela”.
in https://observador.pt
25.7.19
27.6.19
20.6.19
19.6.19
Esmeraldo Carvalhinho quer ICNF mais próximo das pessoas
O concelho de Manteigas tem todo o território incluído no Parque Natural da Serra da Estrela, uma realidade que tem provocado alguns constrangimentos tanto a nível económico como cultural e desportivo. Esta classificação “coloca limites na utilização de terrenos” e o concelho não tem “nenhuma compensação por isso”.
O presidente da Câmara Municipal de Manteigas gostava que o ICNF – Instituto da Conservação da Natureza e Florestas (organismo que gere as áreas protegidas) mudasse “a relação que tem com as pessoas”, pois “continua a ser muito difícil chegar à fala com os responsáveis por este organismo”. Esmeraldo Carvalhinho considera que “não podemos ser fundamentalistas” afirmando mesmo que “Manteigas não é nenhuma reserva de índios”. E acrescenta: “Queremos que o concelho evolua, queremos deitar abaixo barreiras que impedem o desenvolvimento”. Apesar de considerar que os Parques Naturais “devem existir” lembra que “o primeiro ser a proteger é o ser humano”.
Numa altura em que a estrutura do ICNF sofreu algumas alterações, Esmerando Carvalhinho espera que a nova presidência “tenha outro relacionamento com as populações”. Considera que “a nova lei orgânica não vai ao fundo da questão” e que os autarcas das zonas dos Parques Naturais “deviam ter lugar nas decisões”.
Na opinião do autarca de Manteigas, “a relação entre o ICNF e as populações está completamente oxidada”, na medida em que o Plano de Ordenamento “conflitua com a actividade económica dos concelhos abrangidos”.
Esmeraldo Carvalhinho lamenta que “o órgão máximo” esteja fora do Parque Natural e que muitos dos serviços tenham sido tirados de Manteigas.
A pensar no bem da população, e apesar de considerar que há “uma enorme dificuldade em falar com as estruturas do ICNF” o autarca já solicitou uma reunião ao novo presidente deste organismo. “Vivemos esta amargura com entidades que deviam estar mais próximas das populações e dos cidadãos”, considera Esmeraldo Carvalhinho.
Recorde-se que o maciço da Estrela foi classificado como Parque Natural (Decreto-Lei n.º 557/76 de 16 de Julho), referindo tratar-se de “uma região de característica economia de montanha” onde subsistem “refúgios de vida selvagem e formações vegetais endémicas de importância nacional”. O Parque Natural da Serra da Estrela (PNSE) estendendo-se por território dos concelhos de Celorico da Beira, Covilhã, Gouveia, Guarda, Manteigas e Seia.
O presidente da Câmara Municipal de Manteigas gostava que o ICNF – Instituto da Conservação da Natureza e Florestas (organismo que gere as áreas protegidas) mudasse “a relação que tem com as pessoas”, pois “continua a ser muito difícil chegar à fala com os responsáveis por este organismo”. Esmeraldo Carvalhinho considera que “não podemos ser fundamentalistas” afirmando mesmo que “Manteigas não é nenhuma reserva de índios”. E acrescenta: “Queremos que o concelho evolua, queremos deitar abaixo barreiras que impedem o desenvolvimento”. Apesar de considerar que os Parques Naturais “devem existir” lembra que “o primeiro ser a proteger é o ser humano”.
Numa altura em que a estrutura do ICNF sofreu algumas alterações, Esmerando Carvalhinho espera que a nova presidência “tenha outro relacionamento com as populações”. Considera que “a nova lei orgânica não vai ao fundo da questão” e que os autarcas das zonas dos Parques Naturais “deviam ter lugar nas decisões”.
Na opinião do autarca de Manteigas, “a relação entre o ICNF e as populações está completamente oxidada”, na medida em que o Plano de Ordenamento “conflitua com a actividade económica dos concelhos abrangidos”.
Esmeraldo Carvalhinho lamenta que “o órgão máximo” esteja fora do Parque Natural e que muitos dos serviços tenham sido tirados de Manteigas.
A pensar no bem da população, e apesar de considerar que há “uma enorme dificuldade em falar com as estruturas do ICNF” o autarca já solicitou uma reunião ao novo presidente deste organismo. “Vivemos esta amargura com entidades que deviam estar mais próximas das populações e dos cidadãos”, considera Esmeraldo Carvalhinho.
Recorde-se que o maciço da Estrela foi classificado como Parque Natural (Decreto-Lei n.º 557/76 de 16 de Julho), referindo tratar-se de “uma região de característica economia de montanha” onde subsistem “refúgios de vida selvagem e formações vegetais endémicas de importância nacional”. O Parque Natural da Serra da Estrela (PNSE) estendendo-se por território dos concelhos de Celorico da Beira, Covilhã, Gouveia, Guarda, Manteigas e Seia.
15.6.19
Melhores pilotos do mundo voam em Manteigas
Os melhores pilotos do mundo vão passar por Manteigas, na prova da Taça do Mundo de Parapente que vai decorrer de 29 de Junho e 6 de Julho. A prova, que conta para o campeonato mundial da modalidade, já tem confirmada a presença de “125 dos melhores pilotos do mundo, oriundos de 25 países, de todos os continentes”.
De acordo com a informação avançada pela organização, estão inscritos pilotos do Japão, Rússia, França, Suíça, Itália, China, Brasil, Alemanha, Turquia, Áustria, Reino Unido, Espanha, República Checa, África do Sul, Eslováquia, Polónia, Holanda, Irão, Ucrânia, Portugal, Nova Zelândia, Suécia, Bósnia, Noruega, Chile.
Na apresentação da prova, o presidente da autarquia disse que o Concelho de Manteigas possui “excelentes condições para a realização de eventos desta magnitude” atendendo às “condições naturais do vale glaciar, boas descolagens e meteorologia favorável”. Esmeraldo Carvalhinho referiu que “O sítio da Azinha, na freguesia de Sameiro, é o melhor local da Península Ibérica para provas de competição”.
A prova, com a marca da Pearagliding World Cup, é organizada pela WIND – Desporto, Natureza e Aventura e conta com o apoio da Câmara Municipal de Manteigas.
José Cardoso, técnico da WIND, adiantou que a Taça do Mundo é composta por um circuito de cinco provas. As duas primeiras decorreram em França (Coeur de Savoie) e na China (Linzhou), estando a terceira marcada para Portugal (Manteigas) e as duas seguintes para o Brasil (Pico de Gavião) e Argentina (Loma Bola). No final das cinco provas, haverá a Super Final, para apurar o campeão mundial do circuito, “um evento que dificilmente terá lugar em Portugal, uma vez que acontece nos meses de Inverno”.
Esmeraldo Carvalhinho adiantou que a realização deste evento, juntamente com a Feira Antiga e a prova de Granfondo, “vai fazer aumentar o fluxo de pessoas e fortalecer o tecido económico do concelho de Manteigas”. Nas três actividades programadas para o final de Junho, princípio de Julho, o investimento do município de Manteigas ronda os 180 mil euros.
De acordo com a informação avançada pela organização, estão inscritos pilotos do Japão, Rússia, França, Suíça, Itália, China, Brasil, Alemanha, Turquia, Áustria, Reino Unido, Espanha, República Checa, África do Sul, Eslováquia, Polónia, Holanda, Irão, Ucrânia, Portugal, Nova Zelândia, Suécia, Bósnia, Noruega, Chile.
Na apresentação da prova, o presidente da autarquia disse que o Concelho de Manteigas possui “excelentes condições para a realização de eventos desta magnitude” atendendo às “condições naturais do vale glaciar, boas descolagens e meteorologia favorável”. Esmeraldo Carvalhinho referiu que “O sítio da Azinha, na freguesia de Sameiro, é o melhor local da Península Ibérica para provas de competição”.
A prova, com a marca da Pearagliding World Cup, é organizada pela WIND – Desporto, Natureza e Aventura e conta com o apoio da Câmara Municipal de Manteigas.
José Cardoso, técnico da WIND, adiantou que a Taça do Mundo é composta por um circuito de cinco provas. As duas primeiras decorreram em França (Coeur de Savoie) e na China (Linzhou), estando a terceira marcada para Portugal (Manteigas) e as duas seguintes para o Brasil (Pico de Gavião) e Argentina (Loma Bola). No final das cinco provas, haverá a Super Final, para apurar o campeão mundial do circuito, “um evento que dificilmente terá lugar em Portugal, uma vez que acontece nos meses de Inverno”.
Esmeraldo Carvalhinho adiantou que a realização deste evento, juntamente com a Feira Antiga e a prova de Granfondo, “vai fazer aumentar o fluxo de pessoas e fortalecer o tecido económico do concelho de Manteigas”. Nas três actividades programadas para o final de Junho, princípio de Julho, o investimento do município de Manteigas ronda os 180 mil euros.
in http://www.jornalaguarda.com
14.6.19
Taça do Mundo de Parapente
A prova mundial de parapente, que conta com a participação de mais de uma centena de pilotos, cuja competição pontua para o campeonato mundial da modalidade, vai decorrer no concelho de Manteigas, de 26 de Junho a 6 de Julho. Esta iniciativa conta com o apoio da Câmara Municipal de Manteigas e é organizada pela WIND_ Desporto, Natureza e Aventura, sob a chancela da Paragliding World Cup.
in http://www.jornalaguarda.com
31.5.19
Vila Galé Serra da Estrela e Santa Luzia abrem este ano
O concelho de Manteigas prevê aumentar, este ano, a sua capacidade de alojamento com a entrada em funcionamento dos hotéis Vila Galé Serra da Estrela e Santa Luzia, que disponibilizam um total de 107 quartos.
O hotel de Santa Luzia, com 16 quartos, está em fase final de construção e abrirá em breve as suas portas, enquanto a unidade hoteleira do grupo Vila Galé deverá ser inaugurada último trimestre 2019. O Vila Galé Serra da Estrela será um hotel de montanha, com 91 quartos, no qual serão investidos cerca de 9 milhões de euros. Localizada junto ao viveiro das trutas, esta unidade terá ainda piscina exterior aquecida, um restaurante, lobby bar, spa, salão de eventos e estacionamento.
Actualmente o município tem 565 camas e nele se encontra o único hotel de cinco estrelas da Serra da Estrela, a Casa de São Lourenço.
O hotel de Santa Luzia, com 16 quartos, está em fase final de construção e abrirá em breve as suas portas, enquanto a unidade hoteleira do grupo Vila Galé deverá ser inaugurada último trimestre 2019. O Vila Galé Serra da Estrela será um hotel de montanha, com 91 quartos, no qual serão investidos cerca de 9 milhões de euros. Localizada junto ao viveiro das trutas, esta unidade terá ainda piscina exterior aquecida, um restaurante, lobby bar, spa, salão de eventos e estacionamento.
Actualmente o município tem 565 camas e nele se encontra o único hotel de cinco estrelas da Serra da Estrela, a Casa de São Lourenço.
in www.jornalaguarda.com
24.5.19
10.5.19
Estrela Grande Trail espera mais de mil atletas
Nos próximos dias 11 e 12 de Maio, Manteigas acolhe mais uma edição do Estrela Grande Trail, um evento que tem o seu epicentro na Vila de Manteigas e que percorre vários locais emblemáticos da Serra da Estrela. A iniciativa conta com 4 percursos de diferente dificuldade, entre os 15 e os 80 km de extensão, com a prova rainha a representar 5000 metros de acumulado positivo, sob a chancela do ultramaratonista Armando Teixeira.
“Este ano são esperados 1200 atletas, que farão a festa por entre os trilhos mais duros e deslumbrantes do Parque Natural da Serra da Estrela e que, em conjunto com os seus acompanhantes e com a organização, também contribuem para a economia de toda a região”, refere a Câmara Municipal de Manteigas.
O Estrela Grande Trail 2019 surge da parceria entre o Município de Manteigas e a empresa Trilhos Coragem, Lda., que tem como objectivo consolidar o posicionamento da região Centro no Turismo de Natureza, e em particular do Parque Natural da Serra da Estrela.
in www.jornalaguarda.com
6.5.19
Manteigas organiza corrida de montanha que mobiliza mais de 1.800 atletas
O concelho de Manteigas recebe no fim-de-semana uma corrida de montanha que mobiliza mais de 1.800 participantes e que constitui uma mais-valia para a dinamização económica da região. O evento Estrela Grande Trail, organizado pela Câmara Municipal de Manteigas e pela Armando Teixeira – Outdoor Events, vai decorrer no Sábado e no Domingo na área do Parque Natural da Serra da Estrela.
«Manteigas vai ter novamente muitos atletas na área do trail, da corrida de montanha, num território privilegiado e com condições ímpares para a prática desta modalidade», disse à agência Lusa o presidente da autarquia de Manteigas, Esmeraldo Carvalhinho. Segundo o autarca, com a realização da prova estarão «mais de 1.800 pessoas no território, mobilizadas pelo concelho de Manteigas».
A iniciativa mobiliza participantes nacionais e estrangeiros e é considerada «uma das melhores provas do país», disse. Realiza-se «em paisagens únicas do planalto central da Serra da Estrela» e visa «demonstrar o grande potencial de atractividade que o concelho [de Manteigas] tem para a prática dos desportos de montanha», referiu Esmeraldo Carvalhinho.
O evento desportivo inclui quatro provas de corrida em montanha: Estrela Grande Trail (com 80 quilómetros), Estrela Orion Belt (49 quilómetros), Estrela Taurus (26 quilómetros) e Estrela Ursa Minor (15 quilómetros). A prova está centrada em Manteigas, mas abrange os vizinhos concelhos de Seia, Gouveia e Covilhã. «Atravessa as zonas, do meu ponto de vista, mais atractivas do concelho de Manteigas, com declives bastante acentuados, com subidas bastante acentuadas, aquilo que é mais intrínseco à prática do trail, ainda por cima numa paisagem única e natural como é o Parque Natural da Serra da Estrela», disse o presidente da Câmara Municipal.
Segundo Esmeraldo Carvalhinho, no fim-de-semana, «quase dois milhares de pessoas vão andar pelo concelho de Manteigas, a animar a economia local». «Neste momento [no concelho de Manteigas], temos 565 camas e não temos camas para tanta gente. O que é verdade é que mobilizamos toda a área do tecido económico no âmbito da hotelaria, das dormidas e também da restauração, apanhando todo o núcleo central da Serra da Estrela, praticamente desde Oliveira do Hospital até à Guarda», disse.
O autarca lembra que há dez anos, quando também foi presidente do município de Manteigas, apostou no desporto e lançou as iniciativas Manteigas Capital do BTT e Manteigas Capital dos Trilhos Verdes. Uma década depois, reconhece que a aposta está «a dar frutos» e hoje, aquele município que está totalmente integrado na área do Parque Natural da Serra da Estrela, está a «receber resultados positivos» dessa estratégia.
«Manteigas vai ter novamente muitos atletas na área do trail, da corrida de montanha, num território privilegiado e com condições ímpares para a prática desta modalidade», disse à agência Lusa o presidente da autarquia de Manteigas, Esmeraldo Carvalhinho. Segundo o autarca, com a realização da prova estarão «mais de 1.800 pessoas no território, mobilizadas pelo concelho de Manteigas».
A iniciativa mobiliza participantes nacionais e estrangeiros e é considerada «uma das melhores provas do país», disse. Realiza-se «em paisagens únicas do planalto central da Serra da Estrela» e visa «demonstrar o grande potencial de atractividade que o concelho [de Manteigas] tem para a prática dos desportos de montanha», referiu Esmeraldo Carvalhinho.
O evento desportivo inclui quatro provas de corrida em montanha: Estrela Grande Trail (com 80 quilómetros), Estrela Orion Belt (49 quilómetros), Estrela Taurus (26 quilómetros) e Estrela Ursa Minor (15 quilómetros). A prova está centrada em Manteigas, mas abrange os vizinhos concelhos de Seia, Gouveia e Covilhã. «Atravessa as zonas, do meu ponto de vista, mais atractivas do concelho de Manteigas, com declives bastante acentuados, com subidas bastante acentuadas, aquilo que é mais intrínseco à prática do trail, ainda por cima numa paisagem única e natural como é o Parque Natural da Serra da Estrela», disse o presidente da Câmara Municipal.
Segundo Esmeraldo Carvalhinho, no fim-de-semana, «quase dois milhares de pessoas vão andar pelo concelho de Manteigas, a animar a economia local». «Neste momento [no concelho de Manteigas], temos 565 camas e não temos camas para tanta gente. O que é verdade é que mobilizamos toda a área do tecido económico no âmbito da hotelaria, das dormidas e também da restauração, apanhando todo o núcleo central da Serra da Estrela, praticamente desde Oliveira do Hospital até à Guarda», disse.
O autarca lembra que há dez anos, quando também foi presidente do município de Manteigas, apostou no desporto e lançou as iniciativas Manteigas Capital do BTT e Manteigas Capital dos Trilhos Verdes. Uma década depois, reconhece que a aposta está «a dar frutos» e hoje, aquele município que está totalmente integrado na área do Parque Natural da Serra da Estrela, está a «receber resultados positivos» dessa estratégia.
29.4.19
“Quelhas Floridas” de Manteigas a concurso
O concurso “Quelhas Floridas” tem como objetivo principal o embelezamento, através de elementos florais, das janelas, portas, varandas e balcões das quelhas existentes nos perímetros antigos da vila de Manteigas e das suas freguesias rurais (Sameiro e Vale de Amoreira). Entende-se por «Quelha» – os arruamentos estreitos, sem saída, de pequenas dimensões, vulgarmente designados por becos ou vielas. Segundo o Município, “a iniciativa pretende ainda sensibilizar os munícipes para outras formas de Sentir e Viver a Vila; tornar Manteigas mais atrativa, colorida e acolhedora, tanto para os habitantes como para os visitantes; e incentivar o gosto pelos espaços verdes e fomentar o reconhecimento do valor local, promovendo comportamentos cívicos e a consciência ambiental.” Podem participar no concurso Quelhas Floridas, a título individual, todos os que residam ou possuam prédios urbanos nas áreas abrangidas pelas normas de participação. Os espaços colocados a concurso deverão estar ornamentados durante o período de 20 de maio a 30 de junho. As inscrições gratuitas decorrem até 17 de maio, na Câmara Municipal de Manteigas, durante o horário de expediente, através de uma ficha de inscrição que também está disponível para download em www.cm-manteigas.pt. Em alternativa, a ficha de inscrição pode ser remetida para o email: geral@cm-manteigas.pt. Segundo a autarquia, “os critérios de avaliação assentam nos seguintes parâmetros: criatividade e originalidade; riqueza e harmonia das cores; densidade e diversidade da floração; estado de manutenção e limpeza do local; recursos utilizados (espécies autóctones, decoração com recursos naturais, pedras, vasos, floreiras, entre outras); e enquadramento na arquitetura do edifício.Relativamente aos prémios, os três melhores classificados, vão ser distinguidos com os seguintes montantes: 500€ (1.º lugar); 350 € (2.º lugar) e 150 € (3.º lugar).
in https://beira.pt
25.4.19
10.4.19
Concelho de Manteigas é o concelho mais amigo do ambiente
Cada habitante da área de influência da Resiestrela S.A. produz em média cerca de um quilo de lixo por dia, mas a recolha seletiva continua muito aquém daquilo que seria desejável, com uma média anual de apenas 28 quilos de embalagens por habitante.
Nos concelhos de Almeida, Belmonte, Celorico da Beira, Covilhã, Figueira de Castelo Rodrigo, Fornos de Algodres, Fundão, Guarda, Manteigas, Mêda, Penamacor, Pinhel, Sabugal e Trancoso, a recolha seletiva registou em 2018 um crescimento médio de quase seis por cento comparativamente com o ano anterior, mas, ainda assim, foram recolhidas apenas cerca de cinco toneladas e meia de embalagens para reciclar. Nesse mesmo universo de 186.836 habitantes, foram produzidas mais de 68 mil toneladas de lixo indiferenciado.
Há um verdadeiro fosso entre a quantidade de lixo que se produz e a aquele que se separa para ser reciclado. E dessa montanha gigante de resíduos produzidos em 14 municípios da região sobressai o concelho de Manteigas com uma atitude ambientalmente exemplar.
Em 2018, teve o melhor desempenho na separação de resíduos, afirmando-se nesta região como o município mais amigo do ambiente (capitação/habitante). Os dados quantitativos foram revelados pela Resiestrela e não surpreenderam o presidente da Câmara, Esmeraldo Carvalhinho.
in www.jornaldofundao.pt
in www.jornaldofundao.pt
9.4.19
4.º GP Internacional das Beiras e Serra da Estrela arranca esta sexta-feira
A quarta edição do Grande Prémio Internacional Beiras e Serra da Estrela, prova de ciclismo, vai realizar-se durante os dias 12, 13 e 14 de abril, e conta com 18 equipas internacionais e nacionais.
A primeira etapa decorre esta sexta-feira, dia 12 de abril, com uma ligação de 155 quilómetros entre Vilar Formoso e Pinhel. A segunda etapa decorre no sábado, dia 13, com partida em Manteigas e chegada no Fundão, num total de 197 quilómetros, e cuja dificuldade é considerada “média alta”. A última etapa, classificada como sendo de dificuldade “média alta”, realiza-se no domingo, dia 14, com partida em Celorico da Beira, passagem pela Torre e meta na Covilhã. As provas iniciam todos os dias às 12 horas.
Na primeira etapa, os atletas passarão pelo Município de Almeida pelas 12h21, seguido de Figueira de Castelo Rodrigo cerca das 12h54. O Município de Mêda e Trancoso acolhem a passagem dos ciclistas às 14h06 e às 14h40, respetivamente. A chegada à Cidade Falcão está prevista para as 15h42.
No sábado, o pelotão inicia a prova em Manteigas, passando por Belmonte, pelas 12h34, seguindo para a cidade da Guarda, com passagem pelas 13h16. Pelas 14 horas, os ciclistas passam pela sede do Município do Sabugal e, às 14h52, marcam a sua passagem em Penamacor. A chegada ao Fundão está agendada para as 16h42.
A terceira etapa, percorrerá os municípios de Fornos de Algodres (12h24), Gouveia (12h56), Seia (13h30), a Torre (14h15), Manteigas (14h41) e Município de Belmonte (15h25). A prova termina na cidade da Covilhã, com chegada pelas 16h13.
Segundo a AMCB “esta prova tem como alvo principal a promoção regional e a projeção desta região, com enormes potencialidades naturais e diversificado património natural, cultural e gastronómico, enquanto destino turístico sustentável, durante todo o ano.”
A iniciativa conta com o apoio da ADSI/ Beira.pt. Pode consultar toda a informação sobre o evento aqui.
in https://beira.pt/
25.2.19
15.2.19
Câmara de Manteigas continua a defender construção de túneis na Serra da Estrela
'Sempre disse, e repito, que os túneis da Serra da Estrela têm que ser defendidos pela Comunidade Intermunicipal de Viseu e [de] Castelo Branco ao mesmo tempo", disse hoje o autarca. Esmeraldo Carvalhinho falou do assunto após ter sido questionado pela agência Lusa na conferência de imprensa de apresentação do programa da Expo Estrela - 2019, que vai decorrer entre 02 e 05 de março para dinamizar a economia local e captar visitantes para o território na quadra do Carnaval. "Eu sei que não é fácil envolver alguns concelhos da Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela (CIMBSE) a defender os túneis da Serra da Estrela, porque alguns acham que ficam periféricos e, no meu ponto de vista, este é um pensamento um bocado redutor e nada realista daquilo que pode acontecer em toda esta região, com os túneis da Serra da Estrela", observou. O autarca socialista defende o envolvimento de Viseu e de Castelo Branco na defesa do projeto de construção dos túneis rodoviários para atravessamento da serra, na ligação Covilhã-Manteigas-Seia-Gouveia, porque "a interação, os movimentos pendulares ao nível de pessoas e mercadorias, os movimentos pendulares ligados à economia entre essas duas regiões, entre Viseu e Castelo Branco, fazem-se, ou pelo norte da Guarda, ou pelo sul da Covilhã, com prejuízos imensos para as empresas e para as pessoas". "Nós não defenderemos [a construção dos túneis] apenas e só para as pessoas visitarem mais rapidamente o concelho de Manteigas, é para evitar, inclusivamente, que os automóveis subam serra acima até aos 2.000 metros, que essa é uma outra discussão. É uma outra discussão que já foi lançada e que não podemos perder", justificou. Em sua opinião, trata-se da "preservação da Serra da Estrela, com a definição dos trajetos via automóvel, até uma determinada altitude como é óbvio, e depois, preservando até à altitude máxima dos 2.000 metros". "Essa é uma outra discussão, mas também não se pode dissociar da defesa dos túneis da Serra da Estrela", rematou. O presidente da autarquia de Manteigas, no distrito da Guarda, disse que não vai desistir da defesa dos túneis rodoviários da Serra da Estrela e que irá esperar que "haja um momento mais propício" para o assunto ser discutido, pois, neste momento, também "há uma discussão na Serra da Estrela que tem a ver com os Itinerários Complementares". Para Esmeraldo Carvalhinho, é preciso "criar dinâmicas" no concelho de Manteigas e junto de outras instituições, nomeadamente junto da CIMBSE, que envolve 15 municípios dos distritos da Guarda e de Castelo Branco.
in www.dn.pt
6.2.19
2.2.19
Manteigas rejeita transferência de competências do Estado em 2019
A Assembleia Municipal de Manteigas decidiu, por unanimidade, rejeitar a transferência de competências da administração central para 2019. O presidente da Câmara Municipal de Manteigas, Esmeraldo Carvalhinho (PS), disse à agência Lusa que aquele órgão aprovou a proposta do executivo que, por unanimidade, também não aceitou nenhuma das propostas do Governo.
«Deliberámos [o município] não aceitar nenhuma, porque queremos dar passos seguros. Somos a favor da descentralização. A questão é que não é clara a questão do acompanhamento financeiro e achámos que devíamos dar algum tempo para saber o que o Governo vai dar», justificou.
Segundo Esmeraldo Carvalhinho, Manteigas «é um concelho que não tem autonomia financeira» e o executivo que lidera não pode correr o risco de originar instabilidades financeiras. A opção foi rejeitar a transferência de competências em 2019, mas o autarca socialista vaticina que «chegará o momento» em que a decisão será tomada «com mais segurança». «Precisamos de algum tempo de análise e não podemos precipitar-nos», disse, lembrando que, no passado, «sempre que houve transferência de competências para os municípios, por imposição do Governo, houve sempre problemas no acompanhamento financeiro».
O município de Manteigas só aceitará competências com a garantia de que fará «melhor do que está a fazer o próprio Governo e, para isso, é preciso dinheiro e saber exactamente quanto», defende. Esmeraldo Carvalhinho disse ainda que, em sua opinião, o processo em curso «começou ao contrário», pois «deviam de ter sido feitas as contas sobre o que gastaria cada município e depois é que devia haver decisões concretas e objectivas, já com valores apurados».
O Governo aprovou 21 diplomas sectoriais no âmbito da lei-quadro da transferência de competências para autarquias e entidades intermunicipais – num processo gradual de descentralização entre 2019 e 2021 -, faltando ainda aprovar o decreto de novas atribuições das freguesia.
in https://terrasdabeira.gmpress.pt
1.2.19
Estradas na Serra da Estrela encerradas devido à neve
O acesso ao maciço central da Serra da Estrela está esta sexta-feira de manhã encerrado devido à queda de neve e às condições meteorológicas adversas, disse à agência Lusa fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro de Castelo Branco. Segundo a mesma fonte, às 09:30, estavam encerrados os troços entre Piornos/Torre, Torre/Lagoa Comprida, Lagoa Comprida/Loriga, Lagoa Comprida/Cruzamento do Sabugueiro e Manteigas/Piornos.
in https://tvi24.iol.pt
25.1.19
Câmara contesta existência de locais ou zonas com manifesta acumulação de lixo no concelho
“Na área do Concelho de Manteigas não existem locais ou zonas com manifesta acumulação de lixo”, explica Esmeraldo Carvalhinho, em resposta ao BE Guarda que tinha denunciado “a falta de recipientes de lixo comum e de reciclagem nas zonas de fruição comuns da Serra da Estrela pertencentes às áreas dos concelhos de Seia e Manteigas”.
O presidente da autarquia admite que “tal possa ocorrer nas referidas bermas de estrada por falta de adequado comportamento cívico dos visitantes do parque natural, mas trata-se de uma situação incontrolável pela autarquia e sobre a qual a mesma não tem responsabilidades directas”. Em comunicado, o autarca refere que “o concelho de Manteigas se encontra totalmente incluído na área do Parque Natural da Serra da Estrela, a Câmara apenas tem a responsabilidade de recolha de resíduos sólidos nas zonas urbanas do concelho”. E acrescenta: “Em toda a restante área, a responsabilidade é dos organismos que tutelam esses espaços, concretamente, o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), os Conselhos Directivos dos Baldios das freguesias do concelho e a Infraestruturas de Portugal”.
Esmeraldo Carvalhinho explica também que “apesar de não ser uma clara responsabilidade da autarquia, mas das entidades que, em co-gestão, administram e fiscalizam o espaço natural, concretamente, ICNF e Conselhos Directivos dos Baldios, a Câmara Municipal de Manteigas, depois do ICNF ter decidido, unilateralmente, retirar pontos de recolha e deixar de fazer a mesma em toda a área do Parque Natural da Serra da Estrela, resolveu colocar pontos de recolha (contentores) nos locais do concelho, fora dos perímetros urbanos, com maior visitação (Covão d’Ametade, Covão da Ponte, Penhas Douradas, Poço do Inferno e Poio da Oliveira)”.
Sobre a promoção de campanhas de sensibilização ambiental junto dos habitantes e visitantes ao longo do ano o autarca refere que “Manteigas tem-se afirmado como um concelho onde a paisagem natural, o turismo da natureza, a saúde e bem-estar, o desporto aventura, o pedestrianismo, a água e a floresta, são as bases do nosso desenvolvimento sustentável”. Lembra que Manteigas detém a bandeira de Município ECOXXI, ininterruptamente, há 12 anos, que é uma Vila de Excelência, e foi o primeiro concelho do distrito da Guarda a aprovar um Plano de Defesa da Floresta contra Incêndios, que contempla uma série de acções de salvaguarda e sensibilização ambientais.
O presidente da autarquia admite que “tal possa ocorrer nas referidas bermas de estrada por falta de adequado comportamento cívico dos visitantes do parque natural, mas trata-se de uma situação incontrolável pela autarquia e sobre a qual a mesma não tem responsabilidades directas”. Em comunicado, o autarca refere que “o concelho de Manteigas se encontra totalmente incluído na área do Parque Natural da Serra da Estrela, a Câmara apenas tem a responsabilidade de recolha de resíduos sólidos nas zonas urbanas do concelho”. E acrescenta: “Em toda a restante área, a responsabilidade é dos organismos que tutelam esses espaços, concretamente, o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), os Conselhos Directivos dos Baldios das freguesias do concelho e a Infraestruturas de Portugal”.
Esmeraldo Carvalhinho explica também que “apesar de não ser uma clara responsabilidade da autarquia, mas das entidades que, em co-gestão, administram e fiscalizam o espaço natural, concretamente, ICNF e Conselhos Directivos dos Baldios, a Câmara Municipal de Manteigas, depois do ICNF ter decidido, unilateralmente, retirar pontos de recolha e deixar de fazer a mesma em toda a área do Parque Natural da Serra da Estrela, resolveu colocar pontos de recolha (contentores) nos locais do concelho, fora dos perímetros urbanos, com maior visitação (Covão d’Ametade, Covão da Ponte, Penhas Douradas, Poço do Inferno e Poio da Oliveira)”.
Sobre a promoção de campanhas de sensibilização ambiental junto dos habitantes e visitantes ao longo do ano o autarca refere que “Manteigas tem-se afirmado como um concelho onde a paisagem natural, o turismo da natureza, a saúde e bem-estar, o desporto aventura, o pedestrianismo, a água e a floresta, são as bases do nosso desenvolvimento sustentável”. Lembra que Manteigas detém a bandeira de Município ECOXXI, ininterruptamente, há 12 anos, que é uma Vila de Excelência, e foi o primeiro concelho do distrito da Guarda a aprovar um Plano de Defesa da Floresta contra Incêndios, que contempla uma série de acções de salvaguarda e sensibilização ambientais.
in http://www.jornalaguarda.com
Subscrever:
Mensagens (Atom)