10.4.19

Concelho de Manteigas é o concelho mais amigo do ambiente

Cada habitante da área de influência da Resiestrela S.A. produz em média cerca de um quilo de lixo por dia, mas a recolha seletiva continua muito aquém daquilo que seria desejável, com uma média anual de apenas 28 quilos de embalagens por habitante.
Nos concelhos de Almeida, Belmonte, Celorico da Beira, Covilhã, Figueira de Castelo Rodrigo, Fornos de Algodres, Fundão, Guarda, Manteigas, Mêda, Penamacor, Pinhel, Sabugal e Trancoso, a recolha seletiva registou em 2018 um crescimento médio de quase seis por cento comparativamente com o ano anterior, mas, ainda assim, foram recolhidas apenas cerca de cinco toneladas e meia de embalagens para reciclar. Nesse mesmo universo de 186.836 habitantes, foram produzidas mais de 68 mil toneladas de lixo indiferenciado.
Há um verdadeiro fosso entre a quantidade de lixo que se produz e a aquele que se separa para ser reciclado. E dessa montanha gigante de resíduos produzidos em 14 municípios da região sobressai o concelho de Manteigas com uma atitude ambientalmente exemplar.
Em 2018, teve o melhor desempenho na separação de resíduos, afirmando-se nesta região como o município mais amigo do ambiente (capitação/habitante). Os dados quantitativos foram revelados pela Resiestrela e não surpreenderam o presidente da Câmara, Esmeraldo Carvalhinho.

in www.jornaldofundao.pt

Sem comentários: