29.4.13

Neve cai na região da Guarda em plena Primavera

A cidade e a região da Guarda assistem hoje à queda de neve, mas não há registo de problemas rodoviários, uma vez que os flocos "não pegam" nas estradas, disse à agência Lusa fonte da protecção civil.
Na cidade da Guarda, onde os termómetros marcam dois graus de temperatura máxima, a neve começou a cair por volta das 09:30.
"São aguaceiros de neve e não pega" no solo, disse à Lusa Eduardo Matas, comandante do serviço municipal de protecção civil da Guarda.
Apesar de a neve ainda não ter pegado nas estradas, pelas 10:40, após uma queda mais intensa, os flocos já "pintavam" de branco os telhados e as árvores.
Eduardo Matas adiantou que a protecção civil está apta a enfrentar qualquer situação anormal que ocorra nesta época do ano, em plena primavera, quando é invulgar nevar na região.
"Temos o dispositivo montado, temos um limpa-neves e sal. Se for necessário actuar, os nossos meios estão prontos a intervir, mas estou convencido que não pega" nas estradas, disse o responsável.
A neve também cai na zona de Foios, próximo da fronteira com Espanha, no concelho do Sabugal.
"Está a cair [neve] com bastante intensidade. Os telhados já estão branquinhos", contou o presidente da junta de freguesia, José Manuel Campos, que considera a situação "bastante invulgar".
O autarca, de 65 anos, apenas recorda, "quando era estudante", de ter visto um nevão nesta época: "Foi no mês de Abril e ficámos bloqueados dois ou três dias".
Na Serra da Estrela também está a nevar, mas, segundo fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro da Guarda, "não pega" nas estradas e não há registo de qualquer problema.

Lusa/SOL

Sem comentários: