19.3.13

Nove animais selvagens devolvidos à natureza na região Centro


Centro de Ecologia, Recuperação e Vigilância de Animais Selvagens(CERVAS) anunciou hoje que vai devolver nove animais selvagens à natureza, em quatro concelhos da região Centro, entre quinta-feira e 05 de abril.
Vão ser devolvidos ao seu habitat natural, nos concelhos de Manteigas, Gouveia, Seia e Coimbra, cinco águias-de-asa-redonda, uma gineta, um peneireiro vulgar, uma coruja do mato e um milhafre preto, que têm estado em recuperação no centro, instalado em Gouveia.
“Na maior parte dos casos, [os animais] foram encontrados feridos por particulares, nos campos ou próximo de suas casas, e foram entregues ao Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente da GNR e a uma área protegida, que depois os levaram ao CERVAS”, contou à agência Lusa Ricardo Brandão, coordenador do centro.
Segundo o responsável, os animais selvagens entraram no CERVAS “no final de 2012 e início de 2013″, sendo agora libertados após a passagem dos meses mais frios, “para facilitar o regresso à vida normal”.
Referiu que a maior parte das ações de devolução dos animais selvagens à natureza é organizada em parceria com autarquias, no âmbito da celebração do Dia da Floresta ou da Semana da Floresta.
Como acontece habitualmente, “todas as ações são abertas à participação da população, com particular destaque para as escolas”, assinala o coordenador do centro.
A primeira iniciativa realiza-se pelas 10H00 de quinta-feira, em Manteigas, com a devolução à natureza de uma águia-de-asa-redonda, seguindo-se Gouveia, no sábado, pelas 18H00, com a libertação de uma gineta (mamífero carnívoro)

in http://www.asbeiras.pt

Sem comentários: