25.11.10

Festa do Garruço no Skiparque

                                                                                 

24.11.10

Câmara de Manteigas prepara saída do Sistema Multimunicipal

O presidente da Câmara Municipal de Manteigas está contra o aumento de 10 por cento na tarifa da água e já disse que a decisão é não pagar qualquer acréscimo à empresa Águas do Zêzere e Côa (AZC), responsável pelo Sistema Multimunicipal de Abastecimento de Água e Saneamento do Alto Zêzere e Côa e Mondego Superior. “Em reunião da Assembleia Geral, no início deste ano, nenhuma câmara concordou com o aumento do preço da água. E já foi aumentada em Julho, ainda por cima com efeitos retroactivos desde Janeiro, o que é completamente impensável”, diz Esmeraldo Carvalhinho, que não entende a decisão, na sequência do despacho da ministra do Ambiente.
O autarca considera esta situação “completamente inadmissível”, criticando o facto de a AZC debitar retroactivos aos sócios da empresa, os municípios. Acrescenta, além disso, que estão previstos aumentos para Janeiro 2011 que “já atingem valores inicialmente previstos no plano de desenvolvimento da empresa para 2027”, o que considera “totalmente incomportável”.
Em Manteigas, a solução poderá passar pela saída do Sistema Multimunicipal. É nesse sentido que a autarquia está a trabalhar. “Nós não precisamos do sistema da Águas do Zêzere e Côa, porque temos água com qualidade e em quantidade, por gravidade”, afirma Esmeraldo Carvalhinho, acrescentando: “Nós temos recursos naturais, temos capacidade de gestão, por isso, deixem-nos gerir aquilo que é nosso”.
A Câmara está, assim, a preparar um processo para apresentar ao Ministério do Ambiente e Ordenamento do Território, a quem caberá a decisão.
“Quem deve é a Águas do Zêzere e Côa ao concelho de Manteigas”
O autarca adianta que a Águas do Zêzere e Côa é devedora à Câmara de Manteigas. Isto, porque “há água que é proveniente de uma concessão da Câmara, que o Estado concedeu ao Município e que não podia conceder à AZC, e é essa água que está a ser fornecida desde que o Sistema Multimunicipal começou a operar no concelho de Manteigas”. Água que nunca foi paga, lamenta Carvalhinho, que faz questão de reclamar aquilo que considera ser um direito do Concelho a que preside.

Jornal Nova Guarda

18.11.10

Encontro Vertical 2010


O Encontro Vertical 2010 vai realizar-se no fim-de-semana de 11 e 12 de Dezembro.
A Assembleia Geral do clube será na Junta de Freguesia do Sameiro, os atestados médicos nas Casas do Sameiro e o jantar no Skiparque!
Aceda aqui ao programa.


11.11.10

Dia de São Martinho

À semelhança dos anos anteriores, o Município de Manteigas organizou no passado dia 11 de Novembro, um magusto para Comemorar o Dia de São Martinho, no mercado mensal.Este magusto intergeracional reuniu as crianças do 1.º Ciclo de Manteigas e Sameiro e idosos, utentes do Cartão Municipal do Idoso, num ambiente de convívio e divertimento.A actividade teve início com a realização de jogos, tais como a Barra do Lenço, a Cabra-cega, o Lançamento do Arco, o Macaquinho do Chinês, entre outros, o que fez a delícia, sobretudo, dos mais novos.No final, foram degustadas as castanhas assadas na caruma que facilitou pregar partida uns aos outros, enfarruscando as carinhas larocas e sorridentes.Contou-se, evidentemente, com a jeropiga, para os mais crescidos que provaram que «Em Dia de São Martinho, vai à adega e prova o vinho».
in Município de Manteigas-Câmara Municipal

10.11.10

Aves libertadas em Cidadelhe, Guarda, Gouveia e Manteigas

Entre 3 e 23 deste mês, o Centro de Ecologia, Recuperação e Vigilância de Animais Selvagens (CERVAS) vai devolver 14 aves à natureza, o que irá acontecer em 11 concelhos dos distritos de Aveiro, Coimbra, Guarda e Viseu.
Durante este período, serão libertados sete mochos-galegos (Athene noctua), três açores (Accipiter gentilis), dois pintarroxos (Carduelis cannabina), um grifo (Gyps fulvus) e um melro-preto (Turdus merula) nos concelhos de Arganil, Coimbra, Gouveia, Guarda, Manteigas, Mealhada, Miranda do Corvo, Mortágua, Ovar, Pinhel e Tondela.
Uma das acções será realizada na freguesia de Cidadelhe, no concelho de Pinhel, onde será libertado um grifo na manhã da próxima segunda-feira, dia 8, em parceria com a Associação Transumância e Natureza. O ponto de encontro é na Casa da Cultura de Figueira Castelo Rodrigo, às 10.30 horas, seguindo depois para o local onde o grifo será devolvido à natureza: nas arribas do Rio Côa - Estrada Municipal 607 (entre Cidadelhe e Figueira).
À tarde, dois mochos-galegos serão libertados no Outeiro de São Miguel, na Guarda, e no Chafariz do Rossio, na freguesia de Vila Cortês da Serra (Gouveia).
Passeio assinala Dia da Floresta Autóctone
Para o dia 23 de Novembro está prevista a realização de um passeio de comemoração do Dia da Floresta Autóctone - Percurso da Reboleira, em Manteigas, a partir das 14 horas, durante o qual um açor será devolvido à natureza. Uma actividade desenvolvida em parceria com a Câmara Municipal de Manteigas.

Jornal Nova Guarda

3.11.10

SERRA DA ESTRELA: NEVE CAIU PELA PRIMEIRA VEZ ESTE OUTONO

A neve caiu pela primeira vez este Outono na Serra da Estrela durante a última noite, disse hoje à Lusa fonte do Centro de Limpeza de Neve. "As estradas estão todas transitáveis" e não há quaisquer transtornos a registar, adianta a mesma fonte.Dois limpa-neves têm circulado na zona da Torre desde as 21h00 de terça-feira, altura em que começou a nevar. "Foi só um borrifo para nós treinarmos", comenta a mesma fonte. "É muito pouca neve e não se deve manter nos próximos dias, até porque há previsão de subida de temperatura e chuva".
Às 8h30 de hoje, quarta-feira, já não nevava, mas na Torre a temperatura era de meio grau negativo, enquanto nos Piornos era de dois graus positivos.
Segundo um dos elementos do Centro de Limpeza de Neve, é normal a primeira neve cair na Serra da Estrela em meados de Outubro. "Nesta altura do ano neva sempre um pouco".