11.8.10

Último mês de votação nas “7 Maravilhas Naturais de Portugal”

A New 7 Wonders Portugal acaba de actualizar os números referentes à votação nas “7 Maravilhas Naturais de Portugal”. Entre 7 de Março, data em que teve início a votação pública, e 7 de Agosto foram registados mais de 300.000 votos.Após o início do Roadshow, o qual coincide com a realização do “Verão Total”, programa de Verão da RTP1, a votação aumentou exponencialmente. A disputa entre as 21 finalistas, em cada uma das sete categorias, é cada vez maior, com algumas candidatas separadas por um número reduzido de votos.“A um mês do final da votação, este é o momento para que todos os portugueses contribuam na eleição das suas belezas naturais. Esta é uma oportunidade única, irrepetível, em que todos devem ter consciência de que é o momento de dignificar o património natural português. Trata-se praticamente de um dever cívico e todos devem declarar-se à natureza”, afirma Luís Segadães, presidente da New 7 Wonders Portugal.

As mais votadas

Na categoria de “Florestas e Matas”, a Mata Nacional do Buçaco ultrapassou a Paisagem Cultural de Sintra – Património da Humanidade no último mês de votação, estando esta última muito próxima da Floresta Laurissilva. Na categoria de “Praias e Falésias”, a Praia do Porto Santo e o Portinho da Arrábida estão separadas por uma centena de votos. No que respeita a “Zonas Marinhas”, a Ria Formosa pode ainda ultrapassar o Arquipélago das Berlengas após a realização do programa “Verão Total”, tal como o Vale do Douro face à Lagoa das Sete Cidades na categoria de “Zonas Aquáticas Não Marinhas”. Se a votação terminasse agora, as eleitas como “7 Maravilhas Naturais de Portugal” seriam: Grutas de Mira D’Aire (Grutas e Cavernas); Lagoa das Sete Cidades (Zonas Aquáticas Não Marinhas); Praia do Porto Santo (Praias e Falésias); Paisagem Vulcânica da Ilha do Pico (Grandes Relevos); Parque Nacional da Peneda-Gêres (Zonas Protegidas); Arquipélago das Berlengas (Zonas Marinhas); e Mata Nacional do Buçaco (Florestas e Matas).

A votação, auditada pela PricewaterhouseCoopers, pode ser realizada até 7 de Setembro, por Internet (no site www.7maravilhas.sapo.pt), por SMS ou por chamada telefónica. Nos casos de votação por SMS e por telefone, existem números designados para cada uma das 21 Maravilhas a concurso e cada votante elege apenas uma, sendo considerados todos os registos.

As vencedoras serão apuradas pelo maior número de votos em cada categoria e não serão eleitas mais do que duas Maravilhas por região. As “7 Maravilhas Naturais de Portugal” são conhecidas a 11 de Setembro próximo, numa cerimónia única a ter lugar nas Portas do Mar, na Ilha de S. Miguel, Açores.

in Jornal Nova Guarda

Sem comentários: