18.8.10

Escolas de Manteigas não encerram

Com a entrada do ano lectivo 2010/2011 são menos 25 as escolas do 1º ciclo do ensino básico a funcionar no distrito da Guarda. Um número que deverá subir para 28 assim que estiver concluído o Centro Escolar do Vale do Mondego, em Porto da Carne, no concelho da Guarda, que irá receber também os alunos das localidades de Aldeia Viçosa, Cavadoude e Vila Cortês do Mondego.

O concelho onde se verificam mais encerramentos é Gouveia (sete), perdendo as escolas de Rio Torto, Tazem, Figueiró da Serra, Nabais, Ribamondego, Vila Cortês da Serra e Vila Franca da Serra. Seguem-se Figueira de Castelo Rodrigo, Mêda e Seia, com três cada: Algodres, Freixeda do Torrão e Mata de Lobos; Aveloso, Poço do Canto e Prova; Travancinha, Carragosela e Carvalhal da Louça, respectivamente. Na Mêda, estas foram as últimas escolas a funcionar nas aldeias, passando a partir de agora a existir primeiro ciclo só na sede de Concelho.

Sabugal perde dois estabelecimentos de ensino – Vale de Espinho e Alfaiates, enquanto os concelhos de Aguiar da Beira, Almeida, Celorico da Beira, Fornos de Algodres e Trancoso ficam sem uma escola cada um.

No caso da Guarda, no início do próximo ano lectivo já não abre o estabelecimento do 1º ciclo de Valhelhas, bem como uma sala no Outeiro de São Miguel. As escolas de Aldeia Viçosa, Vila Cortês do Mondego e Cavadoude deverão encerrar no decorrer do ano lectivo 2010/2011, assim que estiver pronto a funcionar o novo Centro Escolar do Vale do Mondego.

Segundo a Equipa de Escolas do Distrito, os concelhos que não registam qualquer encerramento neste ano lectivo são Pinhel e Manteigas, desconhecendo-se a situação de Vila Nova de Foz Côa por não estar integrado nesta estrutura.

in Jornal Nova Guarda

Sem comentários: