22.9.17

Câmara reivindica futura sede do Geopark Serra da Estrela

“A Vila de Manteigas, mas também todo o concelho, reúnem as condições de centralidade relativamente à posição geográfica das sedes de concelho e das instituições de ensino superior que integram o Geopark, assim como de proximidade à comunidade local e aos elementos geológicos de maior relevância e magnitude presentes no território: Vale Glaciário do Zêzere, Vale da Candeeira, Cântaro Magro, Raso e Gordo, Rua dos Mercadores, Nave de Santo António, lagoas naturais de origem glaciar, Covões e Cabeços, Poio do Judeu, Poios Brancos, Espinhaço de Cão, Penhas Douradas, Fraga da Cruz, Seixo Branco, Poço do Inferno, Corredor de Mouros, Cascalheiras de crioclastia”, são os argumentos utilizados pela Câmara de Manteigas para justificar a escolha da vila para futura sede do Geopark Serra da Estrela.
“Só por si, em face dos elementos referenciados, o território de Manteigas apresentaria condições para se candidatar a Geopark”, acrescenta a autarquia. Além disso “o concelho de Manteigas é caracterizado por apresentar uma variedade ecológica e paisagística ímpar, contendo endemismos vários e habitats de elevadíssimo interesse”.
O Município garante que está “em condições de disponibilizar, de forma imediata, instalações adequadas e equipadas para acolher a sede do Geopark Serra da Estrela”.
Para além destes factores, o Município junta o facto do concelho de Manteigas ser o único totalmente inserido na área protegida do Parque Natural da Serra da Estrela e também na Rede Natura 2000. 
O Concelho de Manteigas localiza-se em pleno Coração da Serra da Estrela, um território que acolhe a Vila de Manteigas e as aldeias de montanha de Sameiro, de Vale de Amoreira e Penhas Douradas. Como locais de referência, a autarquia destaca: o Vale Glaciário do Zêzere, a água, o turismo de saúde e bem-estar, o Viveiro das Trutas, a cascata da Fonte Paulo Luís Martins, o Poço do Inferno, as Penhas Douradas e a Torre.


in http://www.jornalaguarda.com

Sem comentários: