12.1.11

Concelho de Manteigas aposta nas energias renováveis e no parapente

O Município de Manteigas vai apostar no sector das energias renováveis. Segundo o autarca, Esmeraldo Carvalhinho, está para breve a construção do CEAMA – Centro de Energias Renováveis de Manteigas, com uma componente produtiva.O projecto sofreu, assim, alterações em relação à ideia inicial, no sentido de o tornar sustentável, não servindo apenas para demonstrar as diversas formas de produção de energias renováveis.
O CEAMA vai surgir na fábrica do rio, junto ao Rio Zêzere. O projecto avançará por fases, sendo que a primeira diz respeito à obra de construção civil, com adaptação de uma antiga fábrica têxtil, num investimento de um milhão e duzentos mil euros. A segunda fase, relativa à instalação do equipamento para produção de energia, rondará os 800 mil euros, e a terceira será o arranjo do espaço junto ao rio Zêzere, para onde está prevista a criação de um parque ambiental com as receitas produzidas pelo novo equipamento.
“É um projecto que vai iniciar-se este ano e que pretende ser, acima de tudo, um centro de produção e demonstração de energias renováveis”, diz Esmeraldo Carvalhinho, acrescentando que “tem tudo a ver com o concelho de Manteigas”. “Um concelho com todas estas potencialidades naturais e ambientais enquadra perfeitamente um centro de produção de energias renováveis”, reforça.
Outra aposta da Câmara de Manteigas passa pela prática do parapente no Concelho, com a colaboração do Clube de Voo Livre Vertical. De resto, defendendo que “o parapente seja uma modalidade com um maior incremento no Concelho, visto que tem boas características para a prática desse desporto”, a autarquia decidiu ceder um espaço (a casa à entrada do Skiparque) para instalação do referido Clube.
Além disso, o Município está envolvido na candidatura para o Mundial de Parapente em 2013, “com um forte apoio à Federação Portuguesa de Parapente”. “Há um concorrente de peso, que é a China, mas a candidatura de Portugal está muito bem orientada neste momento e há fortes possibilidades de a ganharmos”, afirma Esmeraldo Carvalhinho.
Aproveitando a riqueza natural, o ano de 2011 no concelho de Manteigas vai ser forte também em BTT, com a realização de várias provas em protocolo com a União Velocipédica Portuguesa, a contar para os campeonatos nacionais.
in Jornal Nova Guarda

Sem comentários: