25.2.24

Freguesias de Sameiro e Vale de Amoreira terão desfibrilhadores ao serviço da população

 

As freguesias de Sameiro e Vale de Amoreira, no concelho de Manteigas, terão um Desfibrilhador Automático Externo (DAE) ao serviço da comunidade, revelou Flávio Massano, presidente da Câmara Municipal, na última sessão da Assembleia Municipal de Manteigas. O autarca anunciou um conjunto de ações materiais e imateriais em curso na freguesia de Sameiro, devido ao grande incêndio de 2022 e posteriores enxurradas, que afetaram gravemente as duas freguesias do município. Para além dos desfibrilhadores, a Câmara de Manteigas investiu 178 mil euros na remoção de emergência daquilo que afetou as duas freguesias, 130 mil euros na passagem hidráulica em Sameiro, 75 mil euros nos estudos necessários para a APA aprovar as intervenções, 15 mil euros na requalificação Praia Fluvial da Reboleira, 800 mil euros num possível projeto, conjunto entre a Junta de Freguesia e a Câmara Municipal, e 150 mil euros para o desmantelamento das ruínas no Ski Parque. À margem destes investimentos, Flávio Massano garantiu ainda a requalificação do telhado da Escola de Sameiro, no valor de 40 mil euros. “O que já foi feito e ainda vai ser feito é um brutal investimento para a freguesia e deve deixar toda a gente satisfeita”, frisou Flávio Massano, que recordou que, em 2018, a autarquia investiu, na freguesia de Sameiro, 20 mil euros na rede de saneamento e 22 mil euros no parque cívico e ambiental. A autarquia manteiguense vai ainda demolir casas que estão em ruína e “a colocar em perigo a segurança dos habitantes de Sameiro”, avançou Flávio Massano.

 in https://radio-covilha.pt

22.2.24

Guarda, Celorico da Beira, Manteigas e Sabugal criam sistema conjunto de gestão de água

 Os municípios da Guarda, Celorico da Beira, Manteigas e Sabugal formalizaram, esta segunda-feira, 19 de Fevereiro, a constituição da Águas Públicas em Altitude - Serviços Intermunicipalizados, que vai gerir a água dos quatro concelhos.
Esta entidade junta a gestão financeira operacional dos serviços de abastecimento público de água para consumo humano, de saneamento de águas residuais urbanas e de águas pluviais de um território com 61 mil habitantes.
Na apresentação do projecto, que antecedeu a assinatura da escritura, foi referido que o sistema APAL – SIM Águas Públicas em Altitude – Serviços Intermunicipalizados é um dos primeiros sistemas do país a fazer a gestão integrada da água, do saneamento e das águas pluviais.
Os autarcas dos concelhos que integram esta nova entidade destacaram a importância do projecto conjunto que torna possível a candidatura a fundos comunitários potenciando a concretização de investimentos, ao mesmo tempo que permite ganhos na eficiência e eficácia com uma gestão conjunta e mais sustentável, bem como a qualificação dos recursos humanos e dos serviços.
O Presidentes da Câmara da Guarda, Sérgio Costa, considerado pelos outros autarcas como o impulsionador do projecto, disse que “esta entidade é fundamental a vários níveis, nomeadamente para a gestão integrada das três áreas: abastecimento de água, saneamento de águas residuais e águas pluviais”. Referiu ainda que “os munícipes já vão começar a sentir os benefícios porque o tarifário deste ano, no caso concreto da Guarda, se não fosse um tarifário agregado e de convergência dos quatro municípios, já seria superior em função daquilo que nos é imposto”.
A vice-presidente da Câmara de Celorico da Beira, Teresa Cardoso, salientou que com esta agregação será feita uma gestão “mais sustentável e mais profissional”, fazendo um melhor aproveitamento dos recursos.
O presidente da Câmara de Manteigas, Flávio Massano, disse que, com este projecto, os municípios envolvidos estão a ter a coragem de decidir e de implementar medidas que vão acautelar todo o serviço, garantindo a sustentabilidade do sistema. Reconheceu que o município de Manteigas é o que “tem a situação mais deficitária”.
Vitor Proença, presidente da Câmara do Sabugal, destacou a importância da nova entidade para o território. Considerou que “é importante que valorizemos os recursos que temos, modernizemos os nossos sistemas para que no final o consumidor saia a ganhar”.
Neste modelo de gestão os municípios envolvidos pretendem captar Fundos Comunitários, manter 100% da titularidade dos Serviços de Água, assegurar o controlo das tarifas e dos investimentos, bem como o controlo executivo e deliberativo, de cada Município; autonomia administrativa, financeira e patrimonial; ganhos de qualidade em termos globais dos serviços aos Munícipes.
A nova estrutura vai absorver os funcionários dos quatro municípios, num total de cerca 70 colaboradores, um modelo que agrada ao Sindicato Nacional dos Trabalhadores da Administração Local (STAL). O coordenador regional da Guarda, José Catalino, disse que os trabalhadores vão continuar a ser trabalhadores da administração pública, cada um no seu município.
A Águas Públicas em Altitude - Serviços Intermunicipalizados vai ter sede na Guarda, no Edifício do Condão, no Largo de São Vicente, com delegações nos outros três Municípios.

in  https://www.jornalaguarda.com/

20.2.24

ℹ 𝗜𝗡𝗙𝗢𝗥𝗠𝗔𝗖̧𝗔̃𝗢 – 𝗜𝗻𝘁𝗲𝗿𝗿𝘂𝗽𝗰̧𝗮̃𝗼 𝗱𝗼 𝗮𝗯𝗮𝘀𝘁𝗲𝗰𝗶𝗺𝗲𝗻𝘁𝗼 𝗱𝗲 𝗮́𝗴𝘂𝗮

 


Conforme o «Plano de Limpeza e Higienização de Reservatórios» da Águas do Vale do Tejo, informa-se da interrupção do abastecimento de água no dia 21/02/2024 entre as 09:00 horas e as 12:00 horas, à população servida pelo Reservatório do Soito Castanho - Sameiro, nomeadamente das seguintes zonas:
• Rua do Campo de Futebol;
• Travessa da Engenharia Militar;
• Rua do Mirante;
• Rua 25 de Abril;
• Rua do Calvário;
• Escadaria dos Antónios;
• Rua Adelino Esteves G. Carvalho;
• Rua Aldeia Nova da Ponte;
• Rua da Engenharia Militar;
• Relva da Reboleira.
 

17.2.24

𝗔𝗰̧𝗮̃𝗼 𝗱𝗲 𝗿𝗲𝗳𝗹𝗼𝗿𝗲𝘀𝘁𝗮𝗰̧𝗮̃𝗼 «𝗩𝗲𝗿𝗱𝗲 𝗣𝘂𝗿𝗼» 🌱

Foi com grande dedicação e empenho que um grupo de alunos do 9.º ano de escolaridade do Agrupamento de Escolas de Manteigas plantou 200 árvores na zona da Reboleira, em Sameiro, executando a ação de reflorestação «Verde Puro», da Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela. Nesta manhã, foram plantados 50 azereiros, 50 pilriteiros, 50 azevinhos e 50 teixos, tendo ainda sido possível constatar o sucesso da plantação anterior, que ocorreu em 23 de novembro de 2023. A iniciativa tem como objetivo tornar a região mais verde e pura, reforçando as características distintivas do território. A ação ocorreu simultaneamente em sete municípios e cada árvore representa quem a apadrinhou na ação «Verde Puro», promovida na Bolsa de Turismo de Lisboa em 2023.

8.2.24

ℹ 𝗜𝗡𝗙𝗢𝗥𝗠𝗔𝗖̧𝗔̃𝗢 – 𝗜𝗻𝘁𝗲𝗿𝗿𝘂𝗽𝗰̧𝗮̃𝗼 𝗱𝗼 𝗮𝗯𝗮𝘀𝘁𝗲𝗰𝗶𝗺𝗲𝗻𝘁𝗼 𝗱𝗲 𝗮́𝗴𝘂𝗮

  

Conforme o “Plano de Limpeza e Higienização de Reservatórios” da Águas do Vale do Tejo, informa-se da interrupção do abastecimento de água no dia 09/02/2024 entre as 09h00 e as 11h00, à população servida pelo Reservatório da Mata da Junta de Sameiro, nomeadamente das seguintes zonas:

• Rua do Caneiro;
• Rua da Fonte de São João;
• Travessa do Povo Cimeiro;
• Rua Direita;
• Rua do Forno;
• Rua Padre Zacarias Lucas Coelho;
• Rua Tenente-Coronel José Biscaia Rabaça;
• Rua do Cruzeiro;
• Caminho do Vale;
• Moinho

in https://www.facebook.com/photo/?fbid=791118523049134&set=a.340420934785564

3.2.24

✔Plantação Florestal em Sameiro🎋

 

O Executivo da Junta de Freguesia de Sameiro, informa todos os Fregueses que, depois do grande incêndio de 2022, que afetou 95% da área da Freguesia, está a terminar a 1. fase da Plantação de cerca de 8500 árvores.

Assim sendo, brevemente, vamos dar início à 2. fase. Esta fase, irá consistir na Plantação de 6.600 azinheiras e nesse sentido vamos continuando a ajudar na recuperação da nossa floresta. 
 
 
in https://www.facebook.com/profile.php?id=100064623284784