13.11.24

Informaçao


Construção de um muro de suporte e reparação da escadaria junto ao Jardim da Fonte de São João. Acompanhe aqui.

25.10.24

Informação

 

 O Executivo informa, que procedeu à aquisição do um terreno no Cabeço Alto, com uma exposição solar privilegiada, onde nascerá uma nova área urbana, residencial e de equipamentos, contemplando alguns lotes para construção de habitação unifamiliar e ou coletiva e um outro para construção de um Pavilhão Multiusos, projeto esse já em fase de Estudo Prévio.

 

in https://www.facebook.com/profile.php?id=100064623284784

12.10.24

Informaçao

  

Substituição da caixilharia em PVC do Rés-do-Chão e da Cave do Edifício do Centro Social de Sameiro. Acompanhe aqui.

10.10.24

Programa DAE (Desfibrilhaçao Automática Externa)

 

No âmbito da implementação do Programa DAE (Desfibrilhaçao Automática Externa), decorreram duas sessões de Formação nas instalações da Junta de Freguesia, que contou com 10 formandos que futuramente ficam habilitadas a usar este tipo de equipamento para socorrer qualquer vítima na Freguesia de Sameiro.

Esta formação, irá melhorar certamente a capacidade de resposta a uma problemática que afeta a população, disponibilizando assim um equipamento e garantindo também um direito que é de todos nós-a realização de reanimação de forma adequada e correta.
 
in https://www.facebook.com/profile.php?id=100064623284784

28.9.24

11.8.24

Manteigas: Oposição propõe “plano de ação” para a primavera para “combater sazonalidade”

 A oposição na Câmara Municipal de Manteigas propôs à autarquia implementar, no Orçamento para 2025, a criação de um plano de ação para os meses de primavera e início de verão, com o objetivo de “combater a sazonalidade” nessa altura do ano.

O “desafio” foi deixado por Tomé Branco, vereador eleito pelo PS, na última reunião pública do executivo.

“Desde a Páscoa até agora, alguns empresários têm apresentado queixas da diminuição do fluxo turístico. O final da Páscoa e o início do verão, é uma altura em que o turismo diminui. No inverno já estamos vendidos, no verão já nos conseguimos afirmar como um destino de férias e o outono passou a ser uma época de bastante visitação. Portanto, acho que devíamos criar um plano de ação, desde a primavera até ao início do verão, para combater a sazonalidade nesta época, que, por vezes, esvazia a tesouraria das empresas”, explicou.

Durante a sua intervenção, Tomé Branco salientou que “deve ser um plano estruturante e complementado pelas iniciativas existentes, como o Granfondo Serra da Estrela, a Festa do Pastor ou a Land Week”, considerando que se “deveria ativar uma marca que o município já teve, denominado “Manteigas – 4 estações, 1 destino”, para que a época de primavera não seja tão penosa para o turismo em Manteigas”.

Em resposta, Sérgio Marcelo, vice-presidente da Câmara de Manteigas, recordou que “é algo que já foi feito noutros períodos do ano”, garantindo que a autarquia vai ter a proposta “em conta” no Orçamento para 2025.

A reunião da Câmara Municipal de Manteigas teve lugar esta segunda-feira, dia 5.

in https://radio-covilha.pt

 

26.7.24

Trabalhos finais em Sameiro

 

                        in https://www.facebook.com/photo/?fbid=522068240384331&set=pcb.522077113716777

16.7.24

𝗧𝗿𝗮𝗻𝘀𝗽𝗼𝗿𝘁𝗲 𝗙𝗹𝗲𝘅𝗶́𝘃𝗲𝗹 𝗮 𝗣𝗲𝗱𝗶𝗱𝗼: 𝗠𝗮𝗻𝘁𝗲𝗶𝗴𝗮𝘀 - 𝗘𝘀𝘁𝗮𝗰̧𝗮̃𝗼 𝗙𝗲𝗿𝗿𝗼𝘃𝗶𝗮́𝗿𝗶𝗮 𝗱𝗮 𝗖𝗣 𝗲𝗺 𝗕𝗲𝗹𝗺𝗼𝗻𝘁𝗲

 O Município de Manteigas inicia no próximo dia 17 de julho (quarta-feira), o MobiFlex.BSE, entre Manteigas e a Estação Ferroviária da CP em Belmonte, em ambos os sentidos, com paragens devidamente identificadas e uma sinalização apropriada, pronto para atender às necessidades de transporte dos cidadãos com eficiência e segurança.O Transporte Flexível a Pedido é um serviço de transporte público em que o passageiro deve fazer antecipadamente a reserva da sua viagem até às 15h do dia anterior ao dia da viagem, através de uma chamada para o número de telefone 800 222 804 (chamada gratuita).Realizado com recurso aos operadores locais (táxi), o preço do bilhete do transporte flexível é o mesmo do bilhete da carreira pública, em função da distância a percorrer, cuja assinatura oficial da contratualização decorreu no dia 12 de julho, no Salão Nobre do Edifício da Câmara Municipal de Manteigas.Complementar à rede pública de transportes, este serviço foi desenhado para melhorar a mobilidade dos cidadãos do território da Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela (CIMBSE), assente na sustentabilidade e na inclusão social, garantindo transportes com mais qualidade e que sirvam os interesses e necessidades dos cidadãos.O MobiFlex.BSE pretende dar mais um contributo no combate ao isolamento da população sénior e melhorar o acesso à rede de transportes públicos, designadamente nos lugares onde o serviço público de transportes não existe ou não assegura horários compatíveis com as necessidades da população.

 


 

7.6.24

Manteigas : Assembleia Municipal aprovou recomendação para Reflorestação do Parque Natural da Serra da Estrela

 

A Assembleia Municipal de Manteigas aprovou, por unanimidade, na reunião de 26 de Abril, a proposta de Recomendação para Reflorestação do Parque Natural da Serra da Estrela. O documento refere que “o Parque Natural da Serra da Estrela tem vindo a ser fustigado nos últimos anos por intensos incêndios que comprometem a biodiversidade desta área protegida”. A proposta dá conta de que “as entidades responsáveis pela sustentabilidade do Parque Natural da Serra da Estrela, designadamente o Ministério do Ambiente, o ICNF e o Parque Natural nunca ousaram tomar a iniciativa de apresentar um plano de reflorestação do parque Natural para recuperar o imenso património perdido, preferindo aguardar por supostas regenerações naturais que já vimos não acontecem em todos os espaços”. E acrescenta: “mais do que a regeneração natural, pretende-se substituir o predomínio das plantas resinosas por folhosas mais resilientes a possíveis incêndios, garantir a biodiversidade e conjugar a floresta com outros usos, nomeadamente a agricultura, a apicultura, o pastoreio, o pedestrianismo, etc”. A proposta lembra que “o aumento das temperaturas em altitude, que tem acontecido nos últimos anos, pode propiciar a plantação de espécies que antes só sobreviviam a cotas mais baixas”. A proposta de recomendação também previa que, depois de ser aprovada em minuta, para produzir efeitos imediatos, fosse enviada ao presidente da Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela, da Associação de Municípios da Cova da beira, da Associação Geo Parque Estrela, Ministro do Ambiente, Instituto de Conservação da Natureza Parque Natural da Serra da Estrela, Presidentes de Câmara e Assembleias Municipais da área do parque Natural da Serra da estrela, Presidentes de Junta e Assembleias de Freguesia da área do parque Natural da serra da estrela, Grupos Parlamentares da Assembleia da República, Conselhos Directivos dos Baldios do parque Natural da Serra da Estrela, organizações de defesa do ambiente regionais e nacionais e comunicação social e nacional. O Parque Natural da Serra da Estrela abrange uma área montanhosa, localizada no centro-este do território português, repartida pelos concelhos de Celorico da Beira, Covilhã, Gouveia, Guarda, Manteigas e Seia, constituindo uma das mais extensas áreas protegidas nacionais. O Parque foi criado em 16 de julho de 1976, com uma área inicial de 52 000 hectares, tendo os seus limites sido redefinidos em revisões posteriores. Em 1979, a sua área foi ampliada para 101 060 hectares e, em 2007 sofreu uma redução para 88 850 hectares.

 

in https://jornalaguarda.com

13.4.24

Requalificação de Escadarias do Cerro

 

O executivo da Junta de Freguesia de Sameiro, informa que terminaram as obras de renovação e melhoria urbanística nas escadarias no Cerro, com a colocação de corrimões, entre a Travessa da Rua Engenharia Militar, Rua do Mirante, Rua Adelino Esteves Gaspar de Carvalho e no início da Travessa da Rua do Calvário. Aceda aqui às imagens. 

11.4.24

𝗜𝗡𝗙𝗢𝗥𝗠𝗔𝗖̧𝗔̃𝗢 – 𝗜𝗻𝘁𝗲𝗿𝗿𝘂𝗽𝗰̧𝗮̃𝗼 𝗱𝗼 𝗮𝗯𝗮𝘀𝘁𝗲𝗰𝗶𝗺𝗲𝗻𝘁𝗼 𝗱𝗲 𝗮́𝗴𝘂𝗮


Devido à realização de ensaio de estanqueidade no Reservatório do Soito Castanho – Sameiro, pela Águas do Vale do Tejo, informa-se da interrupção do abastecimento de água no dia 12/04/2024 entre as 09h00 e as 13h30, à população residente nas seguintes zonas da Freguesia de Sameiro:
 
 
 
• Rua do Campo de Futebol;
• Travessa da Engenharia Militar;
• Rua do Mirante;
• Rua 25 de Abril;
• Rua do Calvário;
• Escadaria dos Antónios;
• Rua Adelino Esteves G. Carvalho;
• Rua Aldeia Nova da Ponte;
• Rua da Engenharia Militar;
• Relva da Reboleira.

6.4.24

Informação Plantação



O Executivo da Junta de Freguesia de Sameiro, informa que, finalizou as ações de plantação para o ano de 2024.
No global, foram plantadas cerca de 25.000 árvores, (carvalhos, castanheiros, freixos, medronheiros e azinheiras).
 
in https://www.facebook.com/photo/?fbid=805533604944075&set=pcb.805534351610667

3.3.24

Implementação de programa de Desfibrilhação Automática Externa (DAE)

 

O Executivo da Junta de Freguesia de Sameiro, informa que, salvar a vida de uma vítima de PCR em ambiente extra-hospitalar pode depender exclusivamente da existência de um aparelho de desfibrilhação e da presença de alguém que o saiba utilizar (Operacionais de DAE).
Assim sendo, é intenção do Município de Manteigas instalar um DAE na Freguesia de Sameiro.
Nesse sentido, são necessárias 6 pessoas para o efeito.
Todos os interessados devem dirigir-se à sede da Junta de Freguesia de Sameiro, e manifestar o interesse para integrarem a formação em Suporte Básico de Vida/Desfibrilhação Automática Externa, com duração de 7 horas, em dia e local a definir.
 

25.2.24

Freguesias de Sameiro e Vale de Amoreira terão desfibrilhadores ao serviço da população

 

As freguesias de Sameiro e Vale de Amoreira, no concelho de Manteigas, terão um Desfibrilhador Automático Externo (DAE) ao serviço da comunidade, revelou Flávio Massano, presidente da Câmara Municipal, na última sessão da Assembleia Municipal de Manteigas. O autarca anunciou um conjunto de ações materiais e imateriais em curso na freguesia de Sameiro, devido ao grande incêndio de 2022 e posteriores enxurradas, que afetaram gravemente as duas freguesias do município. Para além dos desfibrilhadores, a Câmara de Manteigas investiu 178 mil euros na remoção de emergência daquilo que afetou as duas freguesias, 130 mil euros na passagem hidráulica em Sameiro, 75 mil euros nos estudos necessários para a APA aprovar as intervenções, 15 mil euros na requalificação Praia Fluvial da Reboleira, 800 mil euros num possível projeto, conjunto entre a Junta de Freguesia e a Câmara Municipal, e 150 mil euros para o desmantelamento das ruínas no Ski Parque. À margem destes investimentos, Flávio Massano garantiu ainda a requalificação do telhado da Escola de Sameiro, no valor de 40 mil euros. “O que já foi feito e ainda vai ser feito é um brutal investimento para a freguesia e deve deixar toda a gente satisfeita”, frisou Flávio Massano, que recordou que, em 2018, a autarquia investiu, na freguesia de Sameiro, 20 mil euros na rede de saneamento e 22 mil euros no parque cívico e ambiental. A autarquia manteiguense vai ainda demolir casas que estão em ruína e “a colocar em perigo a segurança dos habitantes de Sameiro”, avançou Flávio Massano.

 in https://radio-covilha.pt

22.2.24

Guarda, Celorico da Beira, Manteigas e Sabugal criam sistema conjunto de gestão de água

 Os municípios da Guarda, Celorico da Beira, Manteigas e Sabugal formalizaram, esta segunda-feira, 19 de Fevereiro, a constituição da Águas Públicas em Altitude - Serviços Intermunicipalizados, que vai gerir a água dos quatro concelhos.
Esta entidade junta a gestão financeira operacional dos serviços de abastecimento público de água para consumo humano, de saneamento de águas residuais urbanas e de águas pluviais de um território com 61 mil habitantes.
Na apresentação do projecto, que antecedeu a assinatura da escritura, foi referido que o sistema APAL – SIM Águas Públicas em Altitude – Serviços Intermunicipalizados é um dos primeiros sistemas do país a fazer a gestão integrada da água, do saneamento e das águas pluviais.
Os autarcas dos concelhos que integram esta nova entidade destacaram a importância do projecto conjunto que torna possível a candidatura a fundos comunitários potenciando a concretização de investimentos, ao mesmo tempo que permite ganhos na eficiência e eficácia com uma gestão conjunta e mais sustentável, bem como a qualificação dos recursos humanos e dos serviços.
O Presidentes da Câmara da Guarda, Sérgio Costa, considerado pelos outros autarcas como o impulsionador do projecto, disse que “esta entidade é fundamental a vários níveis, nomeadamente para a gestão integrada das três áreas: abastecimento de água, saneamento de águas residuais e águas pluviais”. Referiu ainda que “os munícipes já vão começar a sentir os benefícios porque o tarifário deste ano, no caso concreto da Guarda, se não fosse um tarifário agregado e de convergência dos quatro municípios, já seria superior em função daquilo que nos é imposto”.
A vice-presidente da Câmara de Celorico da Beira, Teresa Cardoso, salientou que com esta agregação será feita uma gestão “mais sustentável e mais profissional”, fazendo um melhor aproveitamento dos recursos.
O presidente da Câmara de Manteigas, Flávio Massano, disse que, com este projecto, os municípios envolvidos estão a ter a coragem de decidir e de implementar medidas que vão acautelar todo o serviço, garantindo a sustentabilidade do sistema. Reconheceu que o município de Manteigas é o que “tem a situação mais deficitária”.
Vitor Proença, presidente da Câmara do Sabugal, destacou a importância da nova entidade para o território. Considerou que “é importante que valorizemos os recursos que temos, modernizemos os nossos sistemas para que no final o consumidor saia a ganhar”.
Neste modelo de gestão os municípios envolvidos pretendem captar Fundos Comunitários, manter 100% da titularidade dos Serviços de Água, assegurar o controlo das tarifas e dos investimentos, bem como o controlo executivo e deliberativo, de cada Município; autonomia administrativa, financeira e patrimonial; ganhos de qualidade em termos globais dos serviços aos Munícipes.
A nova estrutura vai absorver os funcionários dos quatro municípios, num total de cerca 70 colaboradores, um modelo que agrada ao Sindicato Nacional dos Trabalhadores da Administração Local (STAL). O coordenador regional da Guarda, José Catalino, disse que os trabalhadores vão continuar a ser trabalhadores da administração pública, cada um no seu município.
A Águas Públicas em Altitude - Serviços Intermunicipalizados vai ter sede na Guarda, no Edifício do Condão, no Largo de São Vicente, com delegações nos outros três Municípios.

in  https://www.jornalaguarda.com/

20.2.24

ℹ 𝗜𝗡𝗙𝗢𝗥𝗠𝗔𝗖̧𝗔̃𝗢 – 𝗜𝗻𝘁𝗲𝗿𝗿𝘂𝗽𝗰̧𝗮̃𝗼 𝗱𝗼 𝗮𝗯𝗮𝘀𝘁𝗲𝗰𝗶𝗺𝗲𝗻𝘁𝗼 𝗱𝗲 𝗮́𝗴𝘂𝗮

 


Conforme o «Plano de Limpeza e Higienização de Reservatórios» da Águas do Vale do Tejo, informa-se da interrupção do abastecimento de água no dia 21/02/2024 entre as 09:00 horas e as 12:00 horas, à população servida pelo Reservatório do Soito Castanho - Sameiro, nomeadamente das seguintes zonas:
• Rua do Campo de Futebol;
• Travessa da Engenharia Militar;
• Rua do Mirante;
• Rua 25 de Abril;
• Rua do Calvário;
• Escadaria dos Antónios;
• Rua Adelino Esteves G. Carvalho;
• Rua Aldeia Nova da Ponte;
• Rua da Engenharia Militar;
• Relva da Reboleira.
 

17.2.24

𝗔𝗰̧𝗮̃𝗼 𝗱𝗲 𝗿𝗲𝗳𝗹𝗼𝗿𝗲𝘀𝘁𝗮𝗰̧𝗮̃𝗼 «𝗩𝗲𝗿𝗱𝗲 𝗣𝘂𝗿𝗼» 🌱

Foi com grande dedicação e empenho que um grupo de alunos do 9.º ano de escolaridade do Agrupamento de Escolas de Manteigas plantou 200 árvores na zona da Reboleira, em Sameiro, executando a ação de reflorestação «Verde Puro», da Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela. Nesta manhã, foram plantados 50 azereiros, 50 pilriteiros, 50 azevinhos e 50 teixos, tendo ainda sido possível constatar o sucesso da plantação anterior, que ocorreu em 23 de novembro de 2023. A iniciativa tem como objetivo tornar a região mais verde e pura, reforçando as características distintivas do território. A ação ocorreu simultaneamente em sete municípios e cada árvore representa quem a apadrinhou na ação «Verde Puro», promovida na Bolsa de Turismo de Lisboa em 2023.

8.2.24

ℹ 𝗜𝗡𝗙𝗢𝗥𝗠𝗔𝗖̧𝗔̃𝗢 – 𝗜𝗻𝘁𝗲𝗿𝗿𝘂𝗽𝗰̧𝗮̃𝗼 𝗱𝗼 𝗮𝗯𝗮𝘀𝘁𝗲𝗰𝗶𝗺𝗲𝗻𝘁𝗼 𝗱𝗲 𝗮́𝗴𝘂𝗮

  

Conforme o “Plano de Limpeza e Higienização de Reservatórios” da Águas do Vale do Tejo, informa-se da interrupção do abastecimento de água no dia 09/02/2024 entre as 09h00 e as 11h00, à população servida pelo Reservatório da Mata da Junta de Sameiro, nomeadamente das seguintes zonas:

• Rua do Caneiro;
• Rua da Fonte de São João;
• Travessa do Povo Cimeiro;
• Rua Direita;
• Rua do Forno;
• Rua Padre Zacarias Lucas Coelho;
• Rua Tenente-Coronel José Biscaia Rabaça;
• Rua do Cruzeiro;
• Caminho do Vale;
• Moinho

in https://www.facebook.com/photo/?fbid=791118523049134&set=a.340420934785564

3.2.24

✔Plantação Florestal em Sameiro🎋

 

O Executivo da Junta de Freguesia de Sameiro, informa todos os Fregueses que, depois do grande incêndio de 2022, que afetou 95% da área da Freguesia, está a terminar a 1. fase da Plantação de cerca de 8500 árvores.

Assim sendo, brevemente, vamos dar início à 2. fase. Esta fase, irá consistir na Plantação de 6.600 azinheiras e nesse sentido vamos continuando a ajudar na recuperação da nossa floresta. 
 
 
in https://www.facebook.com/profile.php?id=100064623284784

29.1.24

🎋🎋Instrução e Plantação🎋🎋

 

O Executivo da Junta de Freguesia de Sameiro apoiou no passado dia 28 de Janeiro, a corporação dos Bombeiros Voluntários de Manteigas, na logística e na oferta de árvores, no âmbito da realização de sessões de instrução, a Infantes e Cadetes na Freguesia de Sameiro e que, culminou na plantação de 28 medronheiros no Pinhal da Junta.
 
 in https://www.facebook.com/profile.php?id=100064623284784

24.1.24

Reflorestar Sameiro

 

 A Freguesia de Sameiro e o Grupo Desportivo de Sameiro estão a organizar uma caminhada de 2,5km seguida de plantação de árvores com o objetivo de ajudar a reflorestar Sameiro.  A inscrição pode ser feita on-line: https://forms.gle/kKBmwfrueEmfkrVP9. O ponto de partida será o Centro Social de Sameiro no dia 04 de fevereiro de 2024 às 9h. Haverá almoço oferecido no final da caminhada. 



18.1.24

⚠️⚠️⚠️ATENÇÃO⚠️⚠️⚠️

 


O Executivo da Junta de Freguesia de Sameiro, informa da queda de um MURO para via pública, sito na Rua Padre Zacarias Lucas Coelho, junto ao semáforo da E.N. 232. Alerta-se assim, para que todos sejam prudentes e evitem o local referido para salvaguardar a segurança de todos!

in https://www.facebook.com/profile.php?id=100064623284784

13.1.24

A SERRA VAI NUA- reportagem

 

A SERRA VAI NUA, reportagem que passou no passado dia 18 na RTP1, da jornalista Sandra Vindeirinho, com imagem e drone de Rui Machado Rodrigues e edição de Vanessa Brízido.

"Um ano e meio depois do incêndio no Parque Natural da Serra da Estrela, o negócio da extração da madeira está a causar danos na maior área protegida do país.
Havia meia dúzia de verdes, esses era para deixarem ficar, cortaram tudo para quê?", desabafa José, pastor, depois de percorrer as encostas nuas do Sameiro, com o seu rebanho, sem qualquer vegetação à vista que sirva de alimento aos animais.
Na aldeia, faltam os apoios para ajudar quem teve prejuízos com os incêndios e com as enxurradas.
Os milhões prometidos não chegaram. Não existe um Plano de Revitalização da Serra da Estrela, embora ele tenha sido anunciado pelo Governo como uma das medidas para ajudar a recuperar o território da grande tragédia do verão de 2022."

 Aceda aqui à reportagem completa.