Com o verão a bater à porta, chegou a altura de começar a planear as suas férias. E porque não optar por um destino que combina o descanso, as bonitas paisagens e a aventura? Se Portugal tem locais que merecem ser visitados este é, sem dúvida, um deles.
Esta viagem tem como destino final a Vila de Manteigas. Com paisagens de cortar a respiração, este é o local perfeito para parar, respirar fundo e apreciar. Impõe-se desde logo, majestoso, o Vale Glaciário do Zêzere. Só por si, vale, seguramente, uma visita em cada estação do ano. Porque não menos impressionantes do que a brancura da neve no inverno, os tons das manchas florestais, as mais extensas de toda a área do Parque Natural, merecem ser registados na primavera, verão e outono.
A riqueza paisagística de Manteigas é formada por três unidades distintas: a área planáltica, o vale do Zêzere e as zonas xistosas de Sameiro e Vale de Amoreira. Porém, engane-se quem pensar que não há mais para fazer do que simplesmente "ver". Entre as paisagens verdes e o ar puro, sobra também tempo para se dedicar a algumas atividades que não só prometem acelerar-lhe o ritmo cardíaco, como também dar-lhe a conhecer um pouco mais sobre esta localidade. Mas vamos por partes.
Natureza
A Cascata do Poço do Inferno é um dos locais dignos de visita. A 1.080 metros de altitude é um local de muita afluência turística, pela sua beleza e efeito da queda de água cristalina e gélida, que rasga por força da natureza o rochoso granito e xisto. A juntar-se a esta paisagem vem o Covão da Ponte - situado a 950m de altitude, possui características naturais propícias para a prática de atividades ao ar livre, com o Rio Mondego a servir de barulho de fundo -, as Penhas Douradas, o Covão d"Ametade, a Encosta de São Lourenço, a Nave de Santo António, o Miradouro do Fragão do Corvo e o Vale Glaciário do Zêzere.