31.3.20

Neve corta estradas na Serra da Estrela e em Viseu

As estradas de acesso ao maciço central da Serra da Estrela estão esta terça-feira de manhã cortadas devido à queda de neve, disse à agência Lusa fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro de Castelo Branco. Em Viseu, a queda de neve durante a noite provocou o corte de duas estradas nacionais em dois concelhos a norte do distrito de Viseu, disse também esta terça-feira à agência Lusa o Comando Operacional de Operações de Socorro (CDOS).
De acordo com o CDOS de Castelo Branco, às 9h, a circulação rodoviária está proibida nos troços Piornos/Torre, Torre/Lagoa Comprida, Lagoa Comprida/Loriga e Lagoa Comprida/Sabugueiro, Sabugueiro/Cruzamento de Gouveia, Sabugueiro/Penhas Douradas/Manteigas e Manteigas Piornos. À mesma hora, só se mantinham abertos os troços Covilhã/Piornos e Seia/Sabugeiro.
No distrito de Castelo Branco, há condicionamento na Estrada Nacional 18, na zona de Alpedrinha (Fundão) e na A23, na zona dos túneis da Gardunha, sendo que a circulação se faz apenas por uma faixa de rodagem em cada sentido.
Já em Viseu, algumas estradas estão cortadas desde as 8h52. “Em Cinfães, a Estrada Nacional (EN)321 está cortada na zona de Tendais e, em Resende, a EN 553 encontra-se cortada à circulação em São Cristóvão, na freguesia de Felgueiras”, explicou a fonte.
Os distritos de Castelo Branco e da Guarda estão sob aviso amarelo devido à queda de neve, entre as 12h desta terça-feira e as 0h de quarta-feira, informou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
De acordo com a informação disponibilizada pelo IPMA, devido à queda de neve acima dos 1.600 metros, são previstas perturbações nestes dois distritos, como, por exemplo, “vias condicionadas ou interditas, danos em estruturas ou árvores devido à acumulação de neve” e ainda “abastecimentos locais prejudicados”.
O aviso amarelo, o terceiro de uma escala de quatro, revela situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.
Para esta terça-feira, O IPMA prevê “períodos de chuva ou aguaceiros, que poderão ser intensos e acompanhados de trovoadas a partir da tarde, que serão sob a forma de neve acima de 700/900 metros de altitude, subindo gradualmente a cota para 1.200/1.400 metros ao longo do dia.

in https://observador.pt 

20.3.20

Abertura do hotel Vila Galé em Manteigas foi suspensa

O Vila Galé tinha prevista a abertura do novo hotel em Manteigas, no dia 27 de março, mas, devido à situação de pandemia de Covid-19, decidiu suspender a entrada em funcionamento.
“A abertura do hotel Vila Galé Serra da Estrela foi naturalmente adiada. Oportunamente será anunciada nova data”, adiantou ao JF uma fonte oficial do grupo hoteleiro, um dos maiores do país.
A unidade estava praticamente pronta a trabalhar, tendo inclusivamente a equipa de funcionários já formada, mas agora entre num período de espera. “A situação dos trabalhadores será devidamente acautelada”, acrescenta a fonte.
Hoje, o Vila Galé anunciou, em comunicado, que vai manter em funcionamento apenas sete hotéis em diferentes regiões de Portugal – numa decisão para já em vigor até 9 de abril –, maioritariamente direcionados para função social e não para lazer.
“Constatámos nos últimos dias que continua a existir um conjunto de profissionais no nosso país com necessidades de alojamento, sejam eles profissionais de empresas que não podem suspender os seus serviços para garantir os serviços mínimos necessários, ou clientes em trânsito que não conseguem voos de regresso”, refere.
Para atender a estes casos, manter-se-ão assim em funcionamento, e com “um preço especial”, as unidades Vila Galé Porto, Coimbra, Cascais, Ópera (Lisboa), Évora, Ampalius (Vilamoura) e Cerro Alagoa (Albufeira).
in www.jornaldofundao.pt

18.3.20

Manteigas reduz para metade faturas da água, saneamento e resíduos a munícipes e empresas

 A autarquia de Manteigas informou, numa nota enviada às redações que o «Executivo Camarário decidiu hoje (18-03-2020), por unanimidade, aplicar uma redução de 50% nas faturas da água, saneamento e resíduos de todos os munícipes e empresas sediadas do concelho de Manteigas, no que respeita aos meses de março, abril e maio de 2020».
A medida surge «no quadro da pandemia epidemiológica mundial» e reflete a precoupação do município em «conter as possíveis linhas de contágio, designadamente através do reforço dos cuidados de higiene pessoal (lavagem frequente das mãos, cara e corpo em geral)».
Com esta redução, a autarquia manteiguense pretende também «diminuir o impacto e as dificuldades financeiras decorrentes do abrandamento da atividade económica» enfrentadas pelos cidadãos e empresas do concelho.

in https://ointerior.pt

13.3.20

Medidas relativas à situação epidemiológica do novo Coronavírus - COVID 19


Medidas destinadas aos cidadãos, às empresas e às entidades públicas e privadas, relativas à infeção epidemiológica por COVID‑19: aceda aqui.