O Lar de Idosos da Santa Casa da Misericórdia de Manteigas foi inaugurado no dia 14 de Novembro de 1971 pelo Ministro das Corporações e Previdência Social e da Saúde e Assistência, Baltazar Rebelo de Sousa, pai do Presidente da República Marcelo Rebelo de Sousa. Tem uma capacidade de 60 camas, sendo 49 protocoladas com a Segurança Social e dessas 49 cinco são da reserva da Segurança Social. A Santa Casa gere ainda 11 camas privadas, que têm uma grande procura. O provedor explicou que entre 70 a 80% dos utentes do Lar são do concelho de Manteigas e “uma boa parte” dos restantes são da zona da Covilhã.
O lar de Idosos tem uma lista de espera de 46 pessoas para as camas protocoladas com a Segurança Social. A Santa Casa tem também apostado no Apoio Domiciliário, incluindo ao nível da Fisioterapia, tendo adquirido recentemente uma carrinha. “Neste momento também já estamos a apoiar os utentes com uma Psicóloga. Já está a ir à casa das famílias para conversar com elas e detectar algum problema”, disse. Sublinhou que a grande aposta da instituição “vai ser o Apoio Domiciliário para libertar um pouco o sistema de internamento”.
A instituição tem também a funcionar uma UCCI - Unidade de Cuidados Continuados Integrados. “A Unidade arrancou muito bem e só não está a funcionar a 100% porque há aquele período em que o utente sai e o outro demora dois ou três dias, mas a ocupação é uma constante”, disse. Neste caso, segundo o responsável, 50% dos utentes são do concelho de Manteigas e os restantes das zonas da Guarda e da Covilhã.
in http://www.jornalaguarda.com