23.1.13

Pelo menos doze estradas cortadas em Portugal continental, maioria devido à neve


De acordo com a última atualização da página da Internet da Estradas  de Portugal (EP), feita às 07:56, na zona Norte estão cortadas duas estradas,  a Estrada Nacional (EN) 15, em ambos os sentidos, entre Campeã (Vila Real)  e Alto do Espinho (Vila Real e Amarante), e a Nacional (N) 321, também em  ambos os sentidos, entre Cinfães e Castro Daire.  
Na zona centro, estão, de acordo com a mesma fonte, encerradas oito  estradas, cinco destas na zona da Serra da Estrela, devido à queda de neve.
As cinco estradas são: a N232, em ambos os sentidos, entre Gouveia e  Manteigas, a N338, também nos dois sentidos, entre Piornos (Covilhã) e Manteigas  e entre Loriga (Seia) e Lagoa Comprida (Seia), a N339, em ambos os sentidos,  entre a N339 e a N232, e a N342, também nos dois sentidos, ao quilómetro  sete, na zona de Louriçal (Pombal). 
Além destas estradas, estão ainda cortadas na zona Centro, a N242, nos  dois sentidos, entre Embra (Marinha Grande) e a Marinha Grande, a N249,  em ambos os sentidos, na zona história de Sintra, e a N375, também nos dois  sentidos, entre Sintra e Colares (Sintra). 
De acordo com fonte da GNR, estão ainda cortadas, o Itinerário Principal  (IP) 5, entre os nós de Tondela e de Vouzela, a N2 entre Bigorne (Lamego)  e Magueja (Lamego), e a N321, entre Viseu e Castro Daire, todas nos dois  sentidos. 

Fonte:http://sicnoticias.sapo.pt

11.1.13

ABAE RECONHECE MUNICÍPIO DE MANTEIGAS

A Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE), secção portuguesa da Foundation for Environmental Education certificou o Município de Manteigas com a implementação do Programa Eco-Escolas e a participação no Programa ECOXXI 2012.
O programa Eco-Escolas, implementado e promovido pela Câmara Municipal de Manteigas desde 2006, pretende encorajar ações e reconhecer o trabalho de qualidade desenvolvido pela escola, no âmbito da Educação Ambiental e/ou Educação para o Desenvolvimento Sustentável.As escolas que aderem a este projeto devem manifestar vontade de melhorar o seu desempenho ambiental, envolvendo os alunos nos processos de decisão e implementação do programa. No Concelho de Manteigas, de 2005 a 2012, todas a escolas participantes no projeto têm recebido a Bandeira Verde. Este galardão é atribuído às escolas que se candidatam e implementam os sete passos (conselho Eco-Escolas, auditoria ambiental, plano de ação, trabalho curricular, monitorização e avaliação, envolvimento da comunidade e ecocódigo) definidos na metodologia do Eco-Escolas. Em 2012 foram contempladas a Escola Básica 2.º e 3.º Ciclos, as Escolas Básicas do 1.º Ciclo de Manteigas e Sameiro, a Escola Profissional de Hotelaria, o Externato de Nossa Senhora de Fátima e os jardins-de-infância de Manteigas e Sameiro.A existência do projeto ECOXXI 2012 visa o desenvolvimento de uma ação pedagógica junto dos municípios, considerados como agentes privilegiados de promoção do desenvolvimento sustentável.O Programa ECOXXI procura, ainda, reconhecer as boas práticas de sustentabilidade desenvolvidas ao nível do município e valorizar um conjunto de aspetos considerados fundamentais à construção do Desenvolvimento Sustentável, alicerçados em dois pilares: a educação no sentido da sustentabilidade e a qualidade ambiental.A candidatura do Município de Manteigas alcançou com sucesso os objetivos definidos para o ano de 2012.


Fonte: http://www.cm-manteigas.pt