24.8.11

Manteigas quer sair do sistema multimunicipal da AdZC

O presidente da câmara de Manteigas já pediu à atual ministra do ambiente uma reunião para lhe apresentar a proposta da saída da câmara de Manteigas da empresa e do sistema multimunicipal das Águas do Zêzere e Côa, revelou a Rádio Cova da Beira. Apesar de Manteigas estar com os restantes municípios na contenda judicial contra a empresa, o município pretende abandonar o sistema "o nosso objectivo é sair, já tínhamos apresentado essa proposta ao anterior governo e já pedimos uma reunião à actual ministra do ambiente, e não me venham falar em solidariedade com os restantes municípios, eu diria, solidariedade bacoca". Segundo Esmeraldo Carvalhinho, Manteigas não tem que ser solidária com os restantes municípios porque tem água em quantidade e qualidade suficiente para se auto abastecer "a população de Manteigas bebe a terceira melhor água do mundo em termos de mineralização, porque bebe a água da mesma fonte em que é retirada a água Glaciar que recentemente obteve este título, este manancial de água não entrou no contrato com a empresa Águas do Zêzere e Côa". O presidente da câmara de Manteigas diz que a entrada do município no sistema foi uma "péssima opção". A prová-lo estão os aumentos sucessivos das facturas da água "desde que eu sou presidente de câmara (Outubro 2009) a factura da água já foi aumentada três vezes ao município de Manteigas".


in O Interior

23.8.11

Água portuguesa Glaciar reconhecida como uma das melhores do mundo




A Agua Glaciar engarrafada na Serra da Estrela foi reconhecida como uma das melhores do mundo. Um novo alento para uma empresa que em 2007 entrou em processo de falência, e uma grande satisfação para a população de Manteigas que tem esta água nas torneiras de casa.

13.8.11

Sete escolas fecham no distrito da Guarda

O Ministério da Educação anunciou o encerramento de 297 escolas do 1º ciclo do Ensino Básico no próximo ano lectivo, a maior parte delas no norte do país.
Em comunicado, a tutela afirma que os alunos das escolas que não vão abrir no próximo ano lectivo serão mudados para "centros escolares ou escolas com infraestruturas e recursos que permitem melhores condições de ensino". Das 297 escolas que vão fechar, 85 pertencem à Direção Regional de Educação do Centro. No distrito da Guarda encerram sete escolas, sendo o concelho do Sabugal o mais atingido. É esta a lista das escolas que vão fechar: EB Imaculada (Almeida), EB Algodres (Fornos de Algodres), EB Arrifana (Guarda), EB Vale de Estrela (Guarda), EB Aldeia da Ponte (Sabugal), EB Vila Boa (Sabugal) e EB Rapoula do Côa (Sabugal). 



in Jornal Nova Guarda