22.2.15

Manteigas quer ser vila “inteligente” e terra de “carbono zero”


O presidente da Câmara Municipal de Manteigas disse que tenciona aplicar o conceito de "Small Smart City" na vila da Serra da Estrela, tornando-a "inteligente" e uma terra de "carbono zero".
Transformar Manteigas em "vila pequena e inteligente", com as novas tecnologias a favor das pessoas e do território e fazer com que seja "um território de carbono zero" é o objectivo do projecto, segundo José Manuel Biscaia.
"Tudo que produzimos hoje em dia, com as técnicas de aquecimento e iluminação, são um atentado ao ambiente", disse.
Segundo o autarca, aquele concelho da Serra da Estrela, no distrito da Guarda, "é um exemplo em boas qualidades de produtos ambientais", como o ar e a água, e em matéria de energias renováveis.
"Todas as nossas condições ambientais vão dar origem a que utilizando pouco dinheiro possam ser feitos empreendimentos ao nível das energias renováveis e da qualidade de vida das pessoas, reduzindo gastos de energia e não invadindo a atmosfera com carbono", apontou.
José Manuel Biscaia referiu que o seu município tem "pessoas com mais de 65 anos em grande quantidade" e que é necessário criar condições para que possam continuar a viver nas próprias casas com recurso a equipamentos de teleassistência, entre outras medidas.
"Queremos requalificar as casas das pessoas à custa de incluir na recuperação as chamadas energias renováveis, mudando portas, mudando janelas, mudando a qualificação das paredes e dos telhados de modo a que as pessoas, aos 65 anos, aos 70 e aos 75 anos, possam estar em casa", explicou.
O conceito de Manteigas vila "inteligente", segundo o presidente da câmara, "começa por as energias serem bem aproveitadas e as pessoas bem tratadas".
O projecto também incluirá a substituição das luminárias dos espaços públicos por lâmpadas led, de baixo consumo, e a colocação de painéis solares nos equipamentos municipais.
O plano autárquico começará a ser posto em prática no edifício dos paços do concelho com a aplicação de medidas que permitirão reduzir a factura da electricidade, indicou.
O novo quadro comunitário europeu tem apoios específicos para energias renováveis e redução de CO2, aos quais a câmara de Manteigas tenciona apresentar uma candidatura, segundo José Manuel Biscaia.

13.2.15

Manteigas apoia com 10 mil euros novos postos de trabalho

A Câmara de Manteigas vai atribuir um apoio de 10 mil euros às novas empresas que optem por se instalar no concelho por cada posto de trabalho criado com funcionários com menos de 30 anos. A medida destina-se a contrariar «o esvaziamento populacional» do município serrano e a fixar jovens quadros qualificados, afirma José Manuel Biscaia.
O presidente da autarquia refere que o programa de fixação de micro, pequenas e médias empresas deverá ser discutido brevemente pelo executivo municipal e adianta que se destina especificamente a jovens empresários com idades entre os 30 e 35 anos, até a um máximo de 15. Também o tipo de negócios a apoiar está balizado, sendo que o objetivo é cativar empresas ligadas à investigação, inovação, novas tecnologias e vocacionadas para a exportação. «É um subsídio que será atribuído ao quarto ano de atividade, com efeitos retroativos, até a um máximo de 15 trabalhadores e desde que os empregos criados perdurem durante cinco anos», especifica José Manuel Biscaia. Estas empresas beneficiarão ainda de um valor mínimo de IMI e não pagarão taxas municipais. Já os seus funcionários terão direito a um subsídio de residência para ajudar no pagamento das rendas de casa.
O presidente do município estima que este programa possa mobilizar «cerca de dois milhões de euros» do orçamento da Câmara e que, em consequência, vai «limitar os seus recursos financeiros» nos próximos anos. «Mas é dinheiro que vale a pena aplicar nesta medida», sustenta José Manuel Biscaia, para quem «o desemprego jovem em Manteigas e no país é aflitivo». Nesse sentido, o programa de fixação de micro, pequenas e médias empresas destina-se a todos os interessados e não apenas aos manteiguenses. «Já temos apoios para fixação de empresas, que surtiram algum efeito e levaram à criação de novos negócios na antiga Sotave, mas esta é uma última oportunidade para os jovens empresários», declara.
O edil afirma que Manteigas tem assistido a «um autêntico descalabro demográfico», pois só no ano passado morreram cerca de 30 pessoas e houve apenas quatro nascimentos. «Estes números numa comunidade com pouco mais de 3.000 habitantes, a maior parte dos quais com 65 e mais anos, são uma tragédia», alerta o autarca, que espera que o executivo aprove este programa. Quanto ao êxito da medida, José Manuel Biscaia diz-se otimista porque «na região não há falta de “know-how” e de potenciais candidatos», aludindo aos licenciados na UBI e no IPG. Contudo, reconhece que «o nosso ensino está formatado para formar funcionários e não empresários, pelo que é preciso mudar para se ensinar o empreendedorismo», defende.

In www.ointerior.pt/

12.2.15

Manteigas mostra-se na Expo Estrela

Dinamizar o tecido socioeconómico e divulgar os produtos locais são os objetivos da XXIIª edição da Expo Estrela que decorre este fim-de-semana no mercado municipal de Manteigas.
Organizado pelo município, o evento conta com a participação de 59 expositores de artesanato, comércio, indústria, serviços e associativismo, a maioria oriundos do concelho. A Mostra de Atividades e Feira de Artesanato tem um orçamento de 40 mil euros e é complementada com um programa de animação onde sobressai a atuação de Mónica Ferraz (dia 16). Pelo palco vão também passar sete grupos locais, nomeadamente a orquestra de sopros da “Música Nova” e The Sweet Children ADM Zumba Show no sábado, a banda Boa União - Música Velha e o grupo Funk Pop Music no domingo. Na terça-feira realiza-se ainda o tradicional cortejo de Carnaval pelas ruas da vila serrana. Segundo José Manuel Biscaia, o certame quer tirar partido de um fim-de-semana em que a Serra da Estrela é visitada por milhares de pessoas para divulgar Manteigas e os seus produtos.

«É uma atividade da máxima importância para um pequeno município como o nosso», afirmou o autarca, revelando que a edição de 2016 já não deverá acontecer nesta época do ano nem no mercado municipal. «Ao longo destes anos, a Expo Estrela cumpriu o seu papel na promoção do concelho mas chegou a altura de mudar de fórmula e de espaço», disse. Sobre esta mudança, o vice-presidente do município adiantou que o objetivo é «manter a animação no fim-de-semana de Carnaval e deslocalizar a Expo Estrela para outra altura do ano», realizando o certame na Fábrica do Rio «em condições completamente diferentes». José Manuel Cardoso considerou que no Carnaval há «uma concentração excessiva de eventos na corda da Serra da Estrela e nem sempre com produtos diferenciados». Tal como em anos anteriores, durante o fim-de-semana realiza-se uma rota gastronómica em seis restaurantes da vila que disponibilizam ementas regionais a preços em conta.

in http://www.ointerior.pt/

10.2.15

Museu virtual capta visitantes para o concelho de Manteigas

A Activa - Associação de Artes e Património de Manteigas criou um museu virtual para divulgar “online” as potencialidades patrimoniais daquele município e atrair novos visitantes, disse hoje à agência Lusa o presidente de direção. Segundo Renato Alves, o Museu Virtual de Manteigas, acessível na internet em www.museu.cm-manteigas.pt, surgiu por naquele concelho da região da Serra da Estrela, no distrito da Guarda, não existir um museu físico. "A ideia não é afastar o turista de Manteigas. A ideia é as pessoas consultarem as potencialidades patrimoniais de Manteigas a partir do sofá de sua casa e depois sentirem-se motivadas e perceberem o chamamento para visitarem a nossa região, que é riquíssima", explicou o presidente da Activa. O responsável considera que após consulta, em casa, dos interesses do património concelhio, as pessoas irão visitar "in loco" o município de Manteigas.
Na página criada na internet estão representadas as potencialidades patrimoniais do concelho, desde o natural (fauna e flora) até ao património arquitetónico e artístico. "Tentámos diversificar ao máximo para estar lá bem explanado quais são as potencialidades do ponto de vista do património que o concelho tem, começando no natural e acabando no artístico", justificou Renato Alves. Economia local (agricultura, pastorícia e aquacultura), património arqueológico, cultural, edificado, industrial e natural são as temáticas que estão acessíveis aos visitantes do novo museu virtual que foi concebido pela Activa. O presidente da associação adiantou que o projeto servirá de base para a criação de um museu físico em Manteigas.
A Activa - Associação de Artes e Património de Manteigas surgiu para dinamizar a vertente cultural e artística naquele concelho. A coletividade desenvolve atividades de pintura, património, teatro, música e literatura e promove o debate de ideias no âmbito do património artístico, histórico, cultural e antropológico.
In http://lifestyle.sapo.pt/

7.2.15

VIIIº Passeio TT Sameiro a Rodar - 2015


O Grupo Sameiro a Rodar organiza, pelo 8º ano consecutivo o VIII.º Passeio TT Sameiro a Rodar, Domingo, dia 15 de Março de 2015.

A iniciativa destina-se a jipes, motos e a quads e a todos os amantes desde desporto que podem acompanhar.

A última edição registou grande numero de participantes inscritos, que calcorrearam os belíssimos trilhos da Serra da Estrela.

Venha associar-se ao evento serrano, para calcorrear os trilhos e veredas da serra mais alta de Portugal.

Informações:

sameiroarodar@gmail.com

https://www.facebook.com/sameiroarodar