29.4.13

Neve cai na região da Guarda em plena Primavera

A cidade e a região da Guarda assistem hoje à queda de neve, mas não há registo de problemas rodoviários, uma vez que os flocos "não pegam" nas estradas, disse à agência Lusa fonte da protecção civil.
Na cidade da Guarda, onde os termómetros marcam dois graus de temperatura máxima, a neve começou a cair por volta das 09:30.
"São aguaceiros de neve e não pega" no solo, disse à Lusa Eduardo Matas, comandante do serviço municipal de protecção civil da Guarda.
Apesar de a neve ainda não ter pegado nas estradas, pelas 10:40, após uma queda mais intensa, os flocos já "pintavam" de branco os telhados e as árvores.
Eduardo Matas adiantou que a protecção civil está apta a enfrentar qualquer situação anormal que ocorra nesta época do ano, em plena primavera, quando é invulgar nevar na região.
"Temos o dispositivo montado, temos um limpa-neves e sal. Se for necessário actuar, os nossos meios estão prontos a intervir, mas estou convencido que não pega" nas estradas, disse o responsável.
A neve também cai na zona de Foios, próximo da fronteira com Espanha, no concelho do Sabugal.
"Está a cair [neve] com bastante intensidade. Os telhados já estão branquinhos", contou o presidente da junta de freguesia, José Manuel Campos, que considera a situação "bastante invulgar".
O autarca, de 65 anos, apenas recorda, "quando era estudante", de ter visto um nevão nesta época: "Foi no mês de Abril e ficámos bloqueados dois ou três dias".
Na Serra da Estrela também está a nevar, mas, segundo fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro da Guarda, "não pega" nas estradas e não há registo de qualquer problema.

Lusa/SOL

25.4.13

SECRETÁRIO DE ESTADO DO TURISMO VISITA MANTEIGAS

O Secretário de Estado do Turismo, Adolfo Mesquita Nunes, visitou no final da tarde do dia 23 de abril a vila de Manteigas, na sequência de uma série de visitas aos concelhos da região centro do país, numa programação da Turismo Centro de Portugal.
Em Manteigas, o Secretário de Estado do Turismo começou por visitar a Casa das Penhas Douradas - Design Hotel e SPA, um empreendimento de turismo de natureza, hotel de charme de quatro estrelas, localizado em pleno Parque Natural da Serra da Estrela.De seguida passou pela unidade fabril da Burel Factory, estabelecida recentemente nas antigas instalações da SOTAVE, cujo património foi adquirido pela Câmara Municipal de Manteigas em 2010 de forma a dinamizar o tecido empresarial, bem como reconverter e valorizar o património concelhio edificado, no âmbito do programa de incentivo à fixação de empresas e à criação de postos de trabalho.A cedência de espaços no complexo multiusos da SOTAVE pretende também promover e apoiar o desenvolvimento de actividades artesanais, de manifestações etnográficas e a realização de eventos relacionados com a actividade económica de interesse municipal.Por último, o Secretario de Estado do Turismo visitou o CIVGLAZ - Centro Interpretativo do Vale Glaciar do Zêzere, construído no seguimento doreconhecimento público deste património natural na iniciativa das «7 Maravilhas Naturais de Portugal», que alcançou um lugar de finalista na Categoria Grandes Relevos. O Presidente da Câmara Municipal, Esmeraldo Carvalhinho, que acompanhou o Governante por terras de Manteigas, fez questão de apresentar o recente equipamento inaugurado no dia 04 de março último, sublinhando que o CIVGLAZ é uma infraestrutura de projeção turística de Manteigas.O Secretario de Estado do Turismo registou com agrado a visita por Manteigas, enaltecendo os projetos e as obras executadas em prol do desenvolvimento turístico da região da Serra da Estrela.


10.4.13

Manteigas é campeão distrital da Guarda




A Associação Desportiva de Manteigas assegurou no passado domingo a sua primeira presença nos nacionais de futebol. E logo na segunda divisão, uma vez que para o ano, a terceira é extinta.
O clube sagrou-se, a quatro jornadas do fim da prova, campeão distrital da Guarda, ao bater, em casa, o Ginásio Figueirense por 2-0. E por isso, houve festa durante a noite do passado domingo, naquele concelho.
O Manteigas liderou a prova de princípio a fim. Em 22 jornadas, venceu 19 vezes, empatou duas e apenas por uma vez perdeu, no campo do Paços da Serra, curiosamente, o antepenúltimo da classificação. A equipa treinada pelo Nando covilhanense Nando marcou 64 golos (melhor ataque) e sofreu 23 (segunda melhor defesa). Para além disso, marca presença nas meias-finais da Taça de Honra.
Após a vitória de domingo, houve festa rija na vila serrana. No final do encontro, Nando dizia ser este o “culminar de um trabalho que foi feito ao longo da época” em que os jogadores foram “os grandes obreiros.” O técnico mostra ainda a ambição de querer “conquistar a taça.”
Já o presidente do clube, João Leitão, recorda que o Manteigas foi “a melhor equipa desde a primeira jornada.” Uma equipa “competitiva com jogadores da região.” Uma estrutura “ ara manter” na próxima época. “Reforçaremos a equipa, mas sempre numa lógica regional. Não vamos buscar jogadores ao Brasil” assegura.