25.4.11

Receita Serrana de Páscoa

Cabrito Assado no Forno

Ingredientes:

1 cabrito de 3 a 3,5 kg (sem a fressura);

5 dentes de alho ;

1 colher de sopa de colorau ;

1 folha de louro ;

5 colheres de sopa de azeite ;

3 colheres de sopa de banha ;

0,5 litros de vinho branco ;

sal grosso

Confecção:

Depois de limpo e de se lhe ter retirado a fressura, barra-se o cabrito interior e exteriormente com uma papa feita com os alhos esmagados, sal grosso, o colorau, o louro, o azeite e a banha. O cabrito deverá ficar assim temperado de um dia para o outro ou pelo menos 3 a 4 horas.

Coloca-se então numa assadeira de barro e leva-se a assar em forno bem quente. Quando o cabrito se apresentar meio assado, começa a regar-se com o vinho branco (de vez em quando). O cabrito deve ficar bem tostado.

Acompanha com batatinhas que se cozinham do seguinte modo: Depois de lavadas, cozem-se com a pele 2 kg de batatinhas pequenas. Pelam-se e alouram-se depois num pouco de azeite onde previamente se alourou um dente de alho.

Juntam-se ao cabrito quando estiverem bem louras.

E já está! Bom apetite!

24.4.11

Páscoa Feliz


"Tempo de meditar, de buscar, de agradecer, de plantar a paz.
Tempo de oração!!!
Tempo de abrir os braços, de abrir as mãos e de ser mais irmão.
Tempo de recomeçar!
Tempo de concessão, de compromisso, de salvação. Tempo de perdão.
Tempo de libertar, de libertação, de passagem, de passar...
Para onde? Para a luz, para o amor, para a vida que é eterna!
Tempo de Ressurreição"



16.4.11

Manteigas Trilhos Verdes

Para os amantes de trilhos fica aqui um site com informação e diversos trilhos pela Serra da Estrela no concelho de Manteigas. Um traçado que integra uma das 16 Rotas do projecto Estrela Green Tracks - Manteigas Trilhos Verdes, num total de 200 kms de percursos pedestres que abrangem a totalidade do território do Concelho.

9.4.11

1.º Troféu Downhill de Manteigas

No âmbito da acção Manteigas – Capital do BTT, decorre nos próximos dias 16 e17 de Abril o 1.º Troféu Downhill de Manteigas. O dia 16 de Abril e a manhã do dia 17 são destinados aos treinos livres, decorrendo a competição no dia 17, a partir das 14 horas. Esta iniciativa é da responsabilidade da Câmara Municipal de Manteigas, com a colaboração da Federação Portuguesa de Ciclismo e o apoio das Juntas de Freguesia de Santa Maria e São Pedro, dos Bombeiros Voluntários de Manteigas, bem como dos Agrupamentos de Escuteiros de Santa Maria e São Pedro, que pretende acima de tudo promover a modalidade e dinamizar o tecido sócio-económico, de forma a explorar as características ímpares do concelho.


in Guarda Digital